Politica
Crise na CASA-CE: Alexandre Sebastião com “malas quase feitas” para abandonar a coligação
Segundo fontes do Correio da Kianda, o presidente do Partido de Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola – Aliança Patriótica (PADDA-AP) e do Grupo Parlamentar da Convergência Ampla para Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), Alexandre Sebastião André, está com “malas quase feitas” para abandonar a coligação e concorrer de forma isolada, nas próximas eleições gerais de 2022, “por não existir convergência entre os partidos coligados”.
Alexandre Sebastião André, de acordo com a nossa fonte, neste momento, mantém contactos com algumas figuras da sociedade civil, para que estas venham reforçar o seu partido para participar nas eleições gerais, sem estar coligado a CASA-CE:
“Alexandre já está a preparar uma equipa dentro e fora do PADDA-AP para ver se abandona a CASA-CE e fortifica o seu partido”.
As sucessivas desavenças na CASA-CE estariam na base de uma possível retirada do seu partido da coligação.
“Aí ninguém está na coligação com interesse de servir, mas sim com ambições pelo poder político”, disse a nossa fonte, alegando ser esta a razão pela qual o político Alexandre Sebastião André quer abandonar a coligação.
A CASA-CE foi criada inicialmente por cidadãos independentes liderados pelo político Abel Chivukuvuku e pelas seguintes agremiações partidárias: Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), Partido de Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola – Aliança Patriótica (PADDA-AP), Partido Pacífico Angolano (PPA) e Partido Nacional de Salvação de Angola (PNSA), desde a sua fundação, na véspera das eleições gerais de 2012.
Já em 2017, os partidos políticos Bloco Democrático (BD) e PDP-ANA, juntaram-se à coligação para concorrerem às eleições gerais daquele ano.
Desde então, a CASA-CE vive numa profunda crise política interna que fez com que em menos de cinco anos tivesse três presidentes: Abel Chivukuvuku, presidente fundador, André Mendes de Carvalho (Miau), e, actualmente, a coligação é liderada por Manuel Fernandes.
António Daniel Libermann
16/03/2021 em 3:44 pm
Tudo quanto sei sobre Alexandre Sebastião André da CASA-CE, é presidente do PADA, e nunca do PNSA.
Fabiana André
16/03/2021 em 4:18 pm
Boa tarde, prezado. Correcção devidamente feita. Gratos. Melhores cumprimentos!