Connect with us

Politica

Criada comissão para preparação das condições nas três novas províncias

Published

on

Uma Comissão Instaladora, coordenada pelo ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, vai organizar as condições administrativas, humanas e materiais, indispensáveis ao funcionamento dos serviços da Administração Local do Estado, nas províncias do Cuando, Icolo e Bengo e Moxico Leste.

A referida Comissão, criada pelo Chefe de Estado, João Lourenço, por Decreto Presidencial, e já publicada em Diário da República, de 31 de Outubro deste ano, é fundamentada na necessidade de preparação das condições essenciais à entrada em actividade dos órgãos dos municípios e comunas das novas províncias.

De acordo, ainda, com o Decreto que vimos citando, compete também à Comissão fazer o levantamento e propor o enquadramento e recrutamento dos recursos humanos para o funcionamento dos novos órgãos e serviços da Administração Local do Estado, assim como a afectação das instalações e recursos materiais disponíveis nas províncias.

A Comissão é integrada pelos ministérios da Administração do Território, do Interior; Finanças, Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Transportes, Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Saúde e Educação, bem como pelos Serviços de Informação e Segurança do Estado e os Governos de Luanda, Moxico e Cuando Cubango.

O órgão organiza-se em três subgrupos de trabalho, coordenado pelo ministro Dionísio da Fonseca, os quais integram um representante de cada membro da Comissão, assim como os administradores dos municípios e das comunas ou distritos urbanos, que tenham sido elevados à categoria de município.

Durante as tarefas de instalação das províncias do Cuando, Icolo e Bengo e Moxico Leste, para efeitos de dedicação integral, os membros dos subgrupos ficam dispensados das actividades nos departamentos ministeriais e órgãos afins a que pertençam.

O coordenador da Comissão deve apresentar ao Presidente da República um plano de actividades, com o respectivo cronograma e proposta de orçamento, bem como o relatório mensal, sobre o progresso dos trabalhos. De igual modo, produzir um relatório da Comissão até ao último dia de trabalho.

A Comissão extingue-se após a tomada de posse dos governadores provinciais das novas províncias do Cuando, Icolo e Bengo e Moxico Leste.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD