Connect with us

Economia

Criada Câmara de Comércio Angola-Brasil

Published

on

Foi criada esta quarta-feira, 14, em Luanda, a Câmara de Comércio Angola-Brasil (CCAB), para fomentar o networking e o intercâmbio comercial, industrial, agropecuário, turístico e cultural, entre os dois países lusófonos, banhados pelo Oceano Atlântico.

A cerimónia teve lugar em Talatona, em Luanda, e foi eleito no evento, o corpo directivo da organização.

O actual presidente da Aebran – Associação dos Empresários e Executivos Brasileiros em Angola, Raimundo Lima, foi eleito também presidente da Câmara de Comércio e vai comandar as duas instituições empresariais do Brasil neste País.

Durante a Assembleia que decorreu na tarde de ontem, quarta-feira, os participantes aprovaram os estatutos da CCAB; regras e normas de filiação dos associados fundadores; e elegeram da primeira direcção.

Além do presidente, a direcção integra nos seus quadros nomes de personalidades conhecidas entre os economistas angolanos, como o presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), José Severino; o PCA do Grupo Emirais e ex-Ministro das Finanças, José Pedro de Morais; o presidente da Câmara de Comércio de Angola, Vicente Soares e o presidente da Comunidade das Empresas Exportadoras de Angola, Agostinho Kapaia, entre outros.

O presidente eleito, Raimundo Lima, disse na ocasião, que a Câmara de Comércio Angola-Brasil é uma organização que visa promover e desenvolver as relações comerciais, industriais e culturais entre Angola e o Brasil.

“É uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo facilitar o comércio bilateral entre os dois países, bem como apoiar as empresas brasileiras e angolanas que desejam fazer negócios em ambas as regiões”, ressaltou.

Na Assembleia, o Patrono da CCIAB, Embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal, propôs a criação de um prêmio a ser concedido anualmente a um empresário de cada país que se destaque durante o ano.

A Câmara de Comércio Angola-Brasil pretende oferecer diversos serviços aos seus membros, como consultoria e assessoria empresarial, organização de eventos de networking, missões empresariais, promoção de feiras e exposições, entre outros. Além disso, esta organização vai também trabalhar em parceria com outras instituições governamentais e privadas para fomentar o comércio e a cooperação entre Angola e o Brasil.

Direcção da Câmara de Comércio Angola-Brasil
◦ Presidente – Raimundo Lima
◦ Vice-presidente – Francisca Fortes
◦ Diretor de Desenvolvimento de Negócios – Guilherme Bastos
◦ Diretor de Relações Institucionais – Alfredo Nguli
◦ Diretor de internacionalização – Eduardo Lessa
◦ Director Administrativo-Financeiro – Cristiano Horta
◦ Diretor de Eventos – Kássio Lima
◦ Diretor Jurídico – Pedro Silva
◦ Diretor de inovação – Vinicius Fernandes
◦ Director de Marketing – Alberto Nunes

Assembleia Geral:
◦ Presidente – José Severino
◦ Vice-presidente – Luís Mattos
◦ Secretário – Joel Silva
◦ Vogal – Herman Lourenço

Conselho fiscal
◦ presidente – Hugo Bush
◦ Vice-presidente – Judith Albuquerque
◦ Secretário – Paulo Luqueno
◦ Vogal – Claudio Matos

Conselho Consultivo:
◦ José Pedro de Morais
◦ Vicente Soares
◦ General Alfredo Ekuikui
◦ Agostinho Kapaia
◦ Luis Grosso
◦ Cléber Correia
◦ Armando Manuel
◦ João Alexandre
◦ Ricardo Valladares