Connect with us

Economia

Crescimento económico de África é discutido em fórum de exportadores de gás

Published

on

Angola acolhe, no próximo dia 10 de Setembro, o fórum de países exportadores de Gás, denominado Angola Oil and Gas Conference (AOG) 2021, a ter lugar no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), em Luanda, onde especialistas do sector vão discutir a necessidade de se acelerar a transição energética em África, com foco no gás, considerado como um recurso crucial para o crescimento económico no continente.

A nota de imprensa, enviada ao Correio da Kianda, descreve a AOG 2021 como sendo o evento de energia mais esperado de África em 2021, por se tratar de uma plataforma exclusiva, transformadora e que potencia o sector do gás, com a promoção de networking e de negociação.

No evento, de acordo ainda com a nota, pretende-se estabelecer parcerias de investimento para impulsionar o crescimento e sucesso do sector de energia em Angola.

Como orador a organização convidou o Secretário-Geral do Fórum dos Países Exportadores de Gás, Yury Sentyurin, um diplomata experiente e que poderá trazer para o evento sua visão do futuro do gás natural dentro da transição energética e de soluções sustentáveis para a monetização deste recurso.

O terceiro Secretário Geral na história do Fórum de Países Exportadores de Gás, é conhecido nos círculos de energia como um promotor activo da necessidade de cooperação internacional na gestão eficaz e flexível dos recursos de gás como solução eficiente e de futuro para responder aos desafios de geração de energia de África.

O Director da Conferência Internacional da Energy Capital and Power (ECP), a organizadora da conferência AOG 2021, João Gaspar Marques, entende que a sua participação na AOG 2021 além de constituir uma honra, vai elevar o nível das discussões no evento histórico. “As suas contribuições serão inestimáveis para o debate sobre o futuro do gás em Angola, o seu papel na diversificação económica do país e no caminho para uma transição energética mais limpa e sustentável”, disse.

Outra razão prende-se com o facto de Yury Sentyurin estar optimista sobre os desenvolvimentos positivos na África-Subsaariana e acreditar que Angola tem feito progressos significativos no sector da monetização do gás, a julgar pelo interesse do governo angolano em investir em empresas locais e internacionais em iniciativas de downstream.

Sob o tema ‘A Indústria de Petróleo e Gás de Angola: O Caminho para a Regeneração e Crescimento’, a AOG 2021 servirá como uma ponte para conectar investidores estrangeiros a potenciais oportunidades de negócios em Angola, promover o investimento em projectos existentes e apresentar uma agenda de diversificação do portfólio de projectos de energia, juntamente com investimento independente de longo prazo para a indústria de petróleo e gás de Angola tal como outros sectores que visam diversificar a economia do país.

O discurso de abertura será do ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, cuja intervenção deverá centrar-se nas oportunidades de investimento identificadas em toda a cadeia de valor de petróleo e gás no país, incluindo oportunidades de upstream, midstream e downstream.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *