Connect with us

Sociedade

Cresce todos os dias número de lotadores de táxi em Luanda

Published

on

Cresce todos os dias o número de lotadores de táxis em Luanda. O fenómeno, que começou de forma tímida, nos últimos dias ganhou contornos alarmantes, quase que já não se encontra uma paragem onde os mesmos não estejam presentes.

Desde as primeiras horas da manhã, é visível em quase todo o espaço geográfico da capital do país, a presença destes jovens que se dedicam ao serviço de lotador para auxiliar os cobradores no seu trabalho.

Entretanto, a equipa de reportagem do Correio da Kianda fez uma ronda por algumas paragens, nomeadamente a Shoprite do Palanca, e Avô Kumbi para conversar com estes jovens. Muitos deles alegam que enveredarem por esta actividade como escapatória para conseguir o sustento da família.

O jovem lotador, Gabriel dos Anjos, mecânico de profissão, diz que entrou para esta actividade por influência de alguns amigos, agora com uma filha para sustentar, Gabriel diz que consegue levar para casa por dia cerca de 12 mil kwanzas.

Sobre a polémica da criminalidade por parte dos lotadores, Gabriel afirmou ser verdade e sem citar nomes declarou que já presenciou algumas condutas reprováveis dos seus colegas.

E o sociólogo Agostinho Paulo afirma que o fenómeno precisa de ser profundamente analisado e adiantou que a proliferação da actividade na província de Luanda é resultante da falta de políticas publicas por parte do governo.

Colunistas