Connect with us

Tecnologia

Cresce cada vez mais o número de utilizadores de internet no país

Published

on

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), referentes ao terceiro trimestre do ano passado o  número de utilizadores de Internet no país é de 9.595.501, um aumento de 659.408 subscritores, comparável ao segundo trimestre de 2022, que era de 8.936.093.

Deste número,  73 por cento dos usuários são da Unitel, seguido pela Africell, que detém 13 por cento dos subscritores.

O percentual restante é distribuído entre as provedoras Angola Online, que concentra 7 por cento do mercado, Movicel com 6 por cento, sendo que a ZAP e TV Cabo surgem com 1 por cento de subscritores cada.

Numa altura em que o mundo celebrou terça-feira  o Dia da Internet Mais Segura, considerada a ferramenta mais utilizada actualmente para comunicação entre pessoas e instituições. No caso de Angola, nem todos ainda se sentem seguros por terem os dados pessoais num dispositivo que pode ser usado por um hacker ou pessoas de má fé.

O novo Código Penal Angolano, actualizado em 2020, contém normas para combater os crimes informáticos, as pessoas que praticam crimes nas redes sociais já podem ser responsabilizadas criminalmente e punidas com pena de prisão menor de dois e máxima de oito anos, ou uma multa equivalente até 240 dias.