Connect with us

Lusofonia

CPLP cria fórum das Agências de Promoção do Comércio e do Investimento dos Estados-membros

Published

on

O evento acontece na próxima sexta-feira 18, nas sede da Agência de Investimento e Promoção das Exportações (AIPEX), em Luanda, e surge na sequência da resolução sobre a criação do novo objectivo geral da CPLP no domínio da cooperação económica, saído da XXVIª reunião ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizada em Julho de 2021.

As representações de Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, vão reunir-se a partir das 11 horas da próxima sexta-feira, 18, em Luanda, para a institucionalização do referido fórum, num evento híbrido.

O fórum visa promover uma reflexão sobre a cooperação multilateral no domínio do comércio e do investimento, bem como partilha de experiências de cooperação bilateral entre as Agências congéneres dos Estados-Membros, reforçando a sua capacidade em matéria de promoção do comércio, atracção de investimento directo estrangeiro, apoio à internacionalização das empresas, desenvolvimento das cadeias de valor nos sectores económicos estratégicos e desenvolvimento das exportações para países terceiros.

A Declaração Constitutiva da CPLP indica a cooperação na esfera económica e empresarial como fundamental para a progressiva afirmação internacional do conjunto dos Países de Língua Portuguesa, um espaço geograficamente descontínuo, identificado pelo idioma comum.

O fórum de sexta-feira resulta das decisões da resolução sobre a criação do novo objectivo geral da CPLP, cooperação económica, saídas da XXVIª reunião ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Julho de 2021, em Luanda.

Por inerência da presidência de Angola, a Agência de Investimentos Privados e Promoção das Exportações (AIPEX) liderou os trabalhos sobre a conclusão do processo de institucionalização do Fórum das Agências de Promoção do Comércio e do Investimento da CPLP, que resultaram na elaboração da Declaração Constitutiva do Fórum e dos respectivos Estatutos.