Connect with us

Lusofonia

CPLP: Lobby guineense não surtiu efeito, diz jornalista

Published

on

O jornalista guineense Aly Silva, escreveu hoje, no seu blog, que o lobby guineense, que pretendia que a Guiné-Bissau fosse o país que iria suceder a Angola, na presidencia  da CPLP para o biénio 2023/25, não surtiu efeitos.

“O lobby guineense (Portugal, Cabo Verde, São Tomé e a Guiné-Equatorial), parece não ter surtido efeito… A verdade é que a Guiné-Bissau não está preparada para tal cargo”, disse.

“Para um país empenhado em tudo menos na democracia; para um regime apostado em eliminar a oposição; um país com raptos, prisões arbitrárias, espancamentos e outros males – NÃO seria bem visto pelos Povos”

Entretanto, pela primeira vez, a CPLP não anunciou qual o país que irá suceder ao atual Estado que preside à organização (Angola), mas Marcelo Rebelo de Sousa minimizou qualquer polémica.

“É fácil a resposta: há um Estado concretamente que tem um ato eleitoral iminente e na pendência do ato eleitoral e da assunção de responsabilidades emergentes por parte dos governantes desse Estado, pareceu aos chefes de Estado e de Governo que era sensato esperar”, explicou o Presidente português, na conferência de imprensa após o encerramento da XIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

Assim, os Estados-membros vão “esperar à volta de 15 dias, três semanas, para realmente então, se feitas as consultas adequadas, saber a disponibilidade do Estado para receber determinada incumbência”, explicou.

“Não tem mais nada de significativo”, resumiu Marcelo Rebelo de Sousa.

Na cerimónia final, estava já ausente o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, que, segundo a LUSA, regressou a Bissau para receber o Presidente da República Democrática do Congo e presidente em exercício da União Africana, Félix Tshisekedi.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (6)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD