Connect with us

Mundo

Covid-19: vacina russa disponível no próximo mês

Redação

Published

on

Após a conclusão dos ensaios clínicos com voluntários, a Rússia espera disponibilizar a primeira vacina contra o novo coronavírus já em Agosto deste ano.

“A pesquisa foi concluída e provou que a vacina é segura”, disse, na segunda-feira, 13, Yelena Smolyarchuk, chefe do centro de pesquisa clínica da Universidade Sechenov, à agência de notícias russa TASS.

A previsão é que a vacina seja regista e entre em circulação civil, entre os dias 12 e 14 de Agosto, informam os cientistas russos. O início da produção em massa é aguardado até Setembro por parte de empresas privadas.

Histórico

Os testes arrancaram em Junho passado e envolveram dois grupos. O primeiro era formado por 38 voluntários saudáveis, com idades entre 18 e 65 anos. Na mesma época, os militares russos iniciaram outro ensaio clínico paralelo de dois meses com a mesma vacina, desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa Gamalei para Epidemiologia e Microbiologia.

De acordo com a notícia reproduzida pelo site MSN, todos os voluntários passaram 28 dias isolados para protegê-los da exposição a outras infecções. Os testes mostraram que eles formaram uma resposta imune após injecções e não desenvolveram nenhuma reação atípica. Apenas alguns deles tiveram dores de cabeça e uma temperatura corporal elevada, que desapareceu em 24 horas.

Avanços

Actualmente há pelo menos 21 vacinas em estágio mais avançado de testes em humanos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina dos EUA entrará na fase três este mês, com a imunização de 30 mil pessoas. Uma da Universidade Oxford, no Reino Unido, e outra da empresa farmacêutica Sinovac, da China, também estão na chamada fase três dos testes (última fase antes da comercialização) e usam brasileiros como cobaias para a tentativa de aprovação dos seus produtos.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania