Connect with us

Sociedade

Covid-19: USD 6 milhões para construção de laboratórios de testagem em Angola

Redação

Published

on

A construção e montagem de cinco laboratórios nas províncias de Luanda, Uíge, Lunda Norte e Huambo permitirá a realização de 6 mil testes por dia de Covid-19, nos próximos meses. Os laboratórios serão construídos através de um acordo firmado, hoje, entre os ministérios da Saúde de Angola (MINSA) e da China.

O projecto, orçado em USD seis milhões está a cargo da empresa chinesa BGI que, num espaço de 20 dias, deverá construir e montar dois na província de Luanda, um no Uíge, Lunda Norte e no Huambo, divulgou a Angop.

Os laboratórios terão a capacidade de testagem de mil amostras dia, não só para a RTPCR,  mas também analisar mil amostras para testes serológicos.

De acordo com a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, em declarações à agência de notícias, destes laboratórios quatro são de raiz e um de campanha, que servirá, além da testagem da Covid-19, para a formação de técnicos.

Conforme a ministra, a empresa BGI, contratada através do governo chinês, é especializada na investigação de biologia molecular, genética e, neste momento, tem grande projecção na testagem do coronavírus.

Sílvia Lutucuta disse estarem a decorrer os contactos para adquirir os equipamentos dos laboratórios.

As províncias do Uíge e da Lunda Norte vão beneficiar de laboratórios devido, segundo a ministra,  ao risco de contaminação da Covid-19 tendo em conta a vulnerabilidade das fronteiras com a República Democrática do Congo (RDC), enquanto o do Huambo servirá também para atender o centro e sul do país.

Para Sílvia Lutucuta, é fundamental, nesta altura em Luanda, onde uma em cada 25 pessoas é positivo, aumentar a capacidade de testagem,  apesar da estratégia ser diferente (testar pessoas sintomáticas e casos positivos).

Sublinhou a necessidade de se redobrar as medidas de vigilância laboratorial, para rapidamente diagnosticar e depois  tratar, em tempo útil, assim como fazer o acompanhamento necessário, razão pela qual o laboratório é a chave.

Informou que a partir de 20 de Agosto os equipamentos estarão disponíveis para serem montados em Angola, assim como os técnicos  para a formação dos recursos  humanos nacionais.

Por seu turno, o embaixador da China em Angola, Gong Tao, disse que a montagem dos laboratórios de testes de coronavírus é mais um dos exemplos da cooperação entre os dois países, na área de saúde pública.

Adiantou que entre os técnicos indicados para dar formação está um bolseiro angolano licenciado em saúde pública e que trabalha na empresa BGI, na área de  investigação tecnológica.

Com Angop

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (74)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania