Connect with us

Sociedade

Covid-19: novas variantes detectadas em Luanda

Redação

Published

on

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou, nesta segunda-feira, 05, que Angola conta com 64 casos da nova variante.

Em conferência de imprensa de actualização de dados, a ministra afirmou que a maior parte dos pacientes que testaram positivo não têm registo de viagem ou contacto com viajantes.

Conforme a governante, as amostras foram colhidas em pacientes que dirigiram-se aos hospitais sentinela, incluindo o Hospital Pediátrico David Bernardino.

Sílvia Lutucuta recordou ainda que a 5 de Março foram apresentados os primeiros testes feitos pelo Instituto Nacional de Investigação em Saúde, em colaboração com o laboratório KRISP, e detectou-se 17 casos das novas variantes, sendo sete sul africana, cinco inglesa, uma nigeriana e três novas variantes em jogadores tanzanianos, todos diagnosticados logo após o desembarque no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.

A governante tranquilizou a população e apelou ao cumprimento das medidas de protecção individual e colectiva, para evitar uma segunda vaga da Covid-19 em Angola.

Sílvia Lutucuta exortou à população ao cumprimento das medidas básicas de protecção (lavagem regular das mãos, saída desnecessária às ruas, uso correcto da máscara e evitar locais com aglomeração).

Vacinação no Moxico  

O Gabinete Provincial da Saúde no Moxico prevê vacinar contra a Covid-19, a partir de sexta-feira, 9, os funcionários da saúde, educação, membros do governo e forças de ordem e segurança.

A informação foi dada pelo director da Saúde, Sebastião Ramalho, durante uma reunião com os membros do conselho de auscultação das comunidades, sem, no entanto, adiantar o número pessoas abrangidas nem o tipo de vacina.

Avançou que desde a semana passada que está a ser feito o registo dos funcionários abrangidos nesta etapa inicial e respectiva campanha de sensibilização, que, após o município sede (Moxico), se estenderá, posteriormente, aos demais municípios.

O sector da saúde preparou o pavilhão gimnodesportivo 27 de Março para acolher pessoas vacinadas a fim de se monitorar eventuais reacções adversas da vacina e serem assistidas.

A província do Moxico regista até ás ultimas 24 horas 243 pacientes recuperados e dois óbitos.

Por Angop 

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    Pedro Henrique

    06/04/2021 at 3:12 pm

    Devem continuar a cumprirem as medidas de protecção individual e colectiva, para evitar uma segunda vaga da Covid-19 em Angola.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (17)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD