Sociedade
Covid-19: mais de 400 pacientes não apresentam sintomas da doença
Quatrocentos e cinco pacientes internados nos centros de tratamento no país são assintomáticos (sem sintomas), representando 89 por cento do total dos 455 casos activos.
Dos 705 infectados, o país regista 221 recuperados, 455 activos (15 em estado crítico) e 29 óbitos.
Segundo o secretário de Estado para Saúde Pública, Franco Mufinda, que falava durante a sessão de actualização de dados, 50 pessoas são sintomáticas, representando 11 por cento dos casos activos.
O também especialista em saúde pública deu a conhecer que a maior parte dos infectados são do sexo masculino, cujas idades variam entre 20 e 69 anos.
Em função do aumento do número de casos no país, Franco Mufinda reforça o apelo para o cumprimento das medidas de prevenção, usando correctamente a máscara facial, higienização das mãos e deixar de ficar muito tempo em locais de aglomeração pública.
No âmbito da campanha de testagem rápida em massa, que decorre no país desde o dia 6 deste mês, o secretário de Estado fez saber que nas últimas 24 horas foram testadas 380 pessoas, das quais 31 foram casos reactivos (IGG, IGM e IGM-IGM).
As pessoas com resultado IGG expressaram que já eliminaram o vírus do organismo, através do sistema imunológico, enquanto os IGM demonstraram que ainda estão na fase activa da doença.
Já os IGM-IGG mostraram que estão na fase de transição entre a infecção e a possível cura.
Desde o início da testagem rápida em massa, o país regista um total de 22 mil e 367 pessoas testadas, sendo mil e 36 expressaram a probabilidade de serem infectados pelo novo coronavírus.
O resultado dos testes rápidos, que serve para aferir a real situação da circulação do vírus nas comunidades, com maior foco em Luanda, onde está concentrado o grosso dos infectados, é provisório e deve ser confirmado pelo exame de biologia molecular RT-PCR.
No capítulo do teste de biologia molecular, os laboratórios receberam 53.893 amostras, dos quais 705 positivas, e 6.139 estão em processamento laboratorial.
Covid-19 em Angola
705 infectados
29 óbitos
221 recuperados
455 activos
Com Angop