Connect with us

Opinião

Covid-19: Falta de manutenção preventiva no Ar condicionado pode ajudar na disseminação – Van Raph

Redação

Published

on

Análises iniciais da pandemia de Covid-19 sugeriram que locais de clima frio e seco sofrem mais com a transmissão do vírus em relação a territórios quentes e húmidos.

Embora ainda não conclusivo, relativamente quanto a probabilidade de uma pessoa ser infectada após simplesmente respirar o ar com o vírus, Estudos recentes dão conta que o Coronavírus sobrevive por algumas horas em suspensão no ar, resiste por até três horas na forma de aerossol, isto é, se alguém infectado espirrar numa Sala, ele consegue ficar espalhado pelo ar e infectar outra pessoa em quase três horas, uma única tosse pode produzir até 3 mil gotículas.

Neste sentido, A falta da manutenção preventiva no ar condicionado e a péssima Renovação de ar, ajuda possivelmente na propagação do coronavírus, A pessoa que tem ar condicionado em casa ou no carro e não faz a limpeza adequada do aparelho pode respirar o vírus caso o ar esteja contaminado.

Além disso, o vírus pode provavelmente se acumular nos filtros dos aparelhos e por serem comummente de plásticos ou metálicos, permanecer nestas superfícies até pelo menos 9 dias, salvo se forem desinfectados adequadamente, Podendo chegar até 28 dias devido as baixas temperaturas verificadas no funcionamento do ar condicionado.

Os filtros de ar condicionado podem ser lavados e higienizados em casa pelo usuário, entretanto, levanta-se a possibilidade da infecção pois as mesmas podem estar contaminadas, ainda assim, é aconselhável lavar e higienizar os filtros com alguma frequência.

Para lavar o filtro do ar condicionado desligue o aparelho e abra o painel frontal. Pressione a aba do filtro de ar para desencaixá-lo. Retire o filtro e lave com água morna e detergente neutro, após a limpeza, deixe o filtro secar antes de instalar de volta.

 

*Engenheiro Mecânico & Mestrando em Ambiente

Continue Reading
Advertisement
1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    Edaltina Mónica

    24/03/2020 at 1:19 am

    O coronavírus como uma questão de Segurança e Saúde no trabalho

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *