Connect with us

Mundo

Covid-19: China deixa de publicar números da doença no país

Published

on

Numa altura em que o país enfrenta uma nova vaga da covid-19, na sequência do fim da política de tolerância zero, no início de Dezembro, e em que se suspeita que os números oficiais sejam uma pequena fracção dos números reais, a Comissão Nacional de Saúde da China anunciou que não voltará a publicar os números diários de novos casos e mortes.

Segundo a matéria veiculada pela EuroNews, na última publicação, Pequim dava conta de pouco mais de quatro mil novos casos no país, mas de acordo com uma publicação, que de acordo com a notícia, foi prontamente apagada, de um oficial de saúde de Qingdao, só na cidade havia meio milhão de novos contágios diários.

Apesar de não ter sido apresentada justificação para o fim das actualizações diárias, o fim da omnipresença dos testes PCR e a monitorização individual com recurso a autotestes dificultam a apresentação de números fidedignos, avança a notícia.

Contudo, as autoridades de saúde chinesas garantem que irão continuar a publicar informações sobre a pandemia, sem adiantar mais pormenores.