Connect with us

Politica

Coutinho Nobre substitui Mário António na liderança do Grupo GEFI 

Published

on

O antigo PCA do Banco Sol, Coutinho Nobre, é a escolha da direcção do MPLA para substituir Mário António na liderança do Grupo GEFI, que gere as contas, negócios e práticas do partido no poder, desde 1992.

Dentre os motivos que pesaram na substituição, está o facto do general Mário António não apresentar relatórios de gestão, resultados financeiros e auditoria da sua gestão como PCA do GEFI, há oito anos.

O braço financeiro do MPLA detém participações em empresas nas áreas do comércio, indústria, hotelaria, turismo, imobiliária, publicidade, banca, dentre outros.

Contudo, a interferência de Mário António nessas empresas têm gerado mal estar, a exemplo, a sua participação no Conselho de Administração e Comissão Executiva do Banco Sol, que tem causado vários embaraços, por, segundo fonte do Correio da Kianda, as  “constantes faltas de respeito, interferência e desrespeito”, com o actual PCA, Rosário Jacinto.

Dentre os negócios geridos por Mário António está ainda a gestão do primeiro hipermercado de Angola, o “Jumbo”, cujo futuro incerto será definido em Assembleia Geral de accionistas, a decorrer em Abril.

Novo gestor 

Coutinho Nobre cresceu no MPLA, foi membro do Comité Nacional da JMPLA, e é actualmente membro do Comité Central do partido no poder.

Esteve quase 20 anos à frente do Banco Sol, tendo assumido a vice-presidência, em 2001, ano de constituição da entidade, para em 2008, assumir a presidência da comissão executiva, e em 2012, ascender a PCA e PCE do mesmo banco.

Coutinho Nobre Miguel, que também é accionista do banco com 3,91%, deixou, na sua saída, em 2019, o Banco Sol com lucros de 9,1 mil milhões de kwanzas e um activo de 475,2 mil milhões, o que terá contribuído para a sua indicação como PCA do Grupo GEFI.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *