África

Costa do Marfim: manifestantes exigem recadastramento dos principais líderes da oposição nas listas eleitorais 

Publicado

em

Na Costa do Marfim, os manifestantes exigem o reenquadramento dos principais líderes da oposição nas listas eleitorais para as eleições presidenciais previstas para 25 de Outubro.

Neste sábado, 09, vários milhares de marfinenses se reuniram pacificamente nas ruas de Abidjan para expressar a sua oposição à candidatura ao quarto mandato do presidente cessante.

Alassane Ouattara, que está no comando do país desde 2011, busca um novo mandato, decisão tomada pelo Conselho Constitucional, que considera que a Constituição de 2016 reiniciou o contador de mandatos presidenciais. Essa interpretação é fortemente contestada pela oposição, que denuncia um golpe de Estado.

A comissão eleitoral rejeitou recentemente as candidaturas de figuras proeminentes como o ex-presidente Laurent Gbagbo, condenado por um crime, e Tidjane Thiam, ex-CEO do Credit Suisse, que foi desqualificado devido à sua dupla nacionalidade. Essas exclusões estão alimentando o descontentamento generalizado.

Esta mobilização pacífica marca um passo crucial no protesto contra esta eleição, que já está se configurando como uma eleição altamente tensa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version