Ligar-se a nós

Politica

Corte Real do Kongo sugere alteração do nome da província do Zaire

O chefe do núcleo das Autoridades Tradicionais da Corte Real do Kongo, Afonso Mendes, 77 anos, sugeriu ontem, em Luanda, ao Presidente João Lourenço a alteração do nome da província do Zaire para Akongo.

Publicado

em

Corte Real do Kongo sugere alteração do nome da província do Zaire

Afonso Mendes justifica o pedido de alteração pelo facto de Zaire ter sido um nome atribuído à província pelas autoridades coloniais, o que não faz sentido que prevaleça actualmente.

Em declarações à imprensa no termo da audiência que o Chefe de Estado concedeu, no Palácio da Cidade Alta, a 19 dos 25 membros da corte real de Mbanza Kongo, Afonso Mendes lembrou que a alteração resulta da vontade expressa do povo.

O Presidente da República visitou a província do Zaire, na semana passada, e trabalhou em Mbanza Kongo e Soyo. Em Mbanza Congo, João Lourenço recebeu em audiência o chefe do núcleo das Autoridades Tradicionais da Corte Real do Kongo. Ainda assim, Afonso Mendes entendeu ser necessário vir junto do Chefe de Estado para reforçar os pedidos formulados em Mbanza Congo, pois, disse, “o Zaire continua muito pobre e a juventude sem trabalho, carecendo de mudanças”.

Para Afonso Mendes, era necessário reforçar junto do Chefe de Estado a necessidade de cumprir o que prometeu. Entre as promessas, disse, consta a construção de infra-estruturas e equipamentos sociais como o novo aeroporto e a conclusão do Hospital Central do Zaire, entre outros.

Relativamente à energia, o Zaire passa a beneficiar de electricidade do Ciclo Combinado do Soyo, numa altura em que os municípios do Nzeto, Mbanza Kongo e Kuimba estão prestes a ver o problema resolvido com a reabilitação dos respectivos sistemas, à semelhança do que deve ocorrer com as subestações do Nóqui e do Tomboco.

Ainda assim, as autoridades tradicionais solicitaram mais potência para a subestação do Nóqui.

Durante o encontro, Afonso Mendes disse ter agradecido a visita do Presidente à província, onde ouviu as inquietações de toda a sociedade civil, juventude e antigos combatentes, ocasião que permitiu abordar, igualmente, aspectos relacionados com a vida socioeconómica do Zaire, mas também de todo o país.

 

C/ JA

 

Corte Real do Kongo sugere alteração do nome da província do Zaire

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD