Politica
Corredor do Lobito, paz e segurança em África levam embaixador angolano ao Congresso americano
O Embaixador de Angola nos Estados Unidos, Agostinho Van-Dúnem, foi recebido na quarta-feira, 5 de Março, pelo Senador norte-americano Brian Mast, do Partido Republicano, representante do estado da Flórida no Congresso, e presidente do Comité de Relações Exteriores.
A segurança e a paz no continente africano, bem como o fortalecimento das relações bilaterais entre Angola e os Estados Unidos afiguraram-se como foco do encontro.
Durante a reunião, o Embaixador Van-Dúnem destacou os avanços de Angola na promoção da estabilidade e cooperação regional, sob a liderança do Presidente João Lourenço, reafirmando o papel do país como um actor-chave na construção da paz em África.
O Senador Mast expressou interesse em aprofundar o diálogo sobre segurança, e explorar oportunidades de colaboração, sublinhando o compromisso dos Estados Unidos, com a estabilidade e o desenvolvimento do continente africano.
Entre os temas envolvidos, destacou-se o papel de Angola na região da SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) e os seus esforços na mediação de conflitos e promoção do desenvolvimento sustentável.
O Embaixador Van-Dúnem enfatizou a necessidade de parcerias estratégicas para fortalecer a segurança marítima no Golfo da Guiné e combater ameaças como a pirataria e o tráfico ilícito.
Foram ainda discutidas iniciativas para fortalecer a cooperação no sector da defesa, incluindo intercâmbios estratégicos e formação especializada.
Outro ponto central do encontro, de acordo com um comunicado de imprensa da embaixada angolana naquele país, foi o aprofundamento das relações económicas, com destaque para investimentos em infraestrutura e desenvolvimento, particularmente no Corredor do Lobito, um eixo estratégico para a integração regional e o comércio internacional.
Os dois representantes também exploraram oportunidades de investimento em sectores-chave como agricultura, tecnologia e indústria.
O Senador Mast manifestou interesse em estreitar os laços económicos entre Angola e os Estados Unidos, reforçando a cooperação para o crescimento sustentável.
Para além do Embaixador Agostinho Van-Dúnem, participaram no encontro a Embaixadora da Tanzânia, Elsie Sia Kanza, e a Embaixadora do Uganda, Robie Kakonge.
A Embaixada de Angola em Washington DC reafirma o seu compromisso em fortalecer os laços bilaterais, e promover o interesse comum de ambos os países, impulsionando a paz, o desenvolvimento sustentável e a cooperação económica.