Ligar-se a nós

Politica

“Corredor do Lobito é um projecto que os estadistas africanos há muito vêm reclamando”- João Lourenço

Publicado

em

“O Corredor do Lobito é um projecto que os estadistas africanos há muito vêm reclamando”, disse o Presidente João Lourenço, anfitrião da Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito, que decorreu esta quarta-feira, 04, na província de Benguela, e juntou os presidentes dos Estados Unidos da América, Joe Biden, da Zâmbia, Hakainde Hichilema, da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e o Vice-Presidente da Tanzânia, Philip Mpango.

“O Corredor do Lobito será um factor impulsionador do desenvolvimento económico que vai proporcionar a crescente participação das Pequenas e Médias Empresas nas cadeias de valor empresarial, sobretudo na agricultura, na indústria e na mineração, para aumentarmos de forma inclusiva o comércio e o crescimento económico da região da SADC e da região da África do Leste”, avançou o Chefe de Estado angolano.

Os líderes africanos reafirmaram também o seu compromisso de continuar a desenvolver o Corredor do Lobito e investir em infra-estrutura para conectar os oceanos Atlântico e Índico.

“Estamos a projectar a optimização desta importante infra-estrutura como parte integrante de uma rota internacional e transcontinental, capaz de ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Índico e, desta forma, ligar em segurança os continentes americano, europeu, africano e asiático com ganhos nos tempos de transportação e custos dos fretes marítimo e ferroviário”, disse João Lourenço.

O Presidente da República realçou, igualmente, “a importância estratégica do Corredor do Lobito que, com o Porto do Lobito e o Caminho de Ferro de Benguela, foi na década de 70 uma das linhas férreas mais rentáveis do mundo, ao transportar 3,3 milhões de toneladas de carga por ano”.

A cimeira destacou ainda a importância de viabilizar investimentos sustentáveis do sector privado, que promovam crescimento económico inclusivo e desenvolvimento sustentável para comunidades locais e regionais.

“Estamos a projectar a optimização desta importante infra-estrutura como parte integrante de uma rota internacional e transcontinental, capaz de ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Índico e, desta forma, ligar em segurança os continentes americano, europeu, africano e asiático com ganhos nos tempos de transportação e custos dos fretes marítimo e ferroviário”, disse João Lourenço e continuou:

“O Corredor do Lobito tem uma importância estratégica pelo contributo que vai prestar à dinamização do comércio intra-africano, no contexto da Zona de Livre Comércio Continental Africana e do comércio mundial”, reforçou.

Países assumem compromisso de tornar Corredor do Lobito realidade em África




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD