Ligar-se a nós

Economia

Corredor do Lobito: “atrair novos investimentos para África é do interesse de todos” – Von der Leyen

Publicado

em

Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, considerou esta sexta-feira, 20, em Roma como “melhor exemplo” do investimento em infra-estruturas, o Corredor do Lobito, destacando os seus benefícios para a economia angolana.

Na intervenção de abertura dos trabalhos, Von der Leyen defendeu o alinhamento das duas estratégias de investimento em África, o chamado Plano Mattei, proposto por Itália em 2024, e a iniciativa Global Gateway (Portal de Entrada Global), um pacote de investimento de 150 mil milhões de euros lançado em 2022 pela União Europeia, considerando que ambos nasceram para serem empreendimentos colectivos e para fazer face a desafios comuns, tendo como objectivo aproveitar as oportunidades que servem todos os envolvidos.

Considerando que há um novo dinamismo na forma como a África e a Europa trabalham em conjunto, até porque os seus interesses estão mais alinhados do que nunca, Von der Leyen destacou, entre os objectivos da cooperação reforçada, impulsionar a produção de energia limpa em ambos os continentes, ligar os mercados digitais e construir corredores económicos modernos.

“Para tudo isto, precisamos de investimento. Vemos que outros países em todo o mundo estão a reduzir o seu financiamento. Pensamos que isso é errado. Atrair novos investimentos para África é do interesse de ambos. E o evento de hoje mostra que a nossa abordagem está a dar resultados”, assegurou.

“Lançámo-lo em conjunto na Cimeira do G20 em 2023. Mobilizámos investimentos em caminhos-de-ferro e outros modos de transporte para ligar as regiões mineiras sem litoral da RDC e da Zâmbia à costa atlântica de Angola. Mas o corredor é muito mais do que um caminho-de-ferro para as regiões mineiras. Hoje, estamos a assinar três acordos de financiamento com Angola, para que toda a economia do país possa beneficiar do corredor”, disse.

“Financiaremos a formação profissional, para que a população angolana disponha das competências adequadas para os empregos criados pelos nossos investimentos. Levaremos os produtos alimentares locais aos mercados nacionais e internacionais. E promoveremos o turismo ao longo do corredor. Isto gera crescimento local e emprego – ao longo de todas as cadeias de valor e em toda a economia”, especificou.

Úrsula Von der Leyen co-preside hoje, juntamente com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, a uma cimeira sobre a cooperação com África, intitulada “O Plano Mattei para África e o Portal de Entrada Global: Um esforço comum com o continente africano”, na qual o continente africano é representado pelo Presidente de Angola, João Lourenço, atualmente presidente em exercício da União Africana, estando também presentes líderes da Zâmbia, República Democrática do Congo e Tanzânia, e ainda instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial e Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

No final dos trabalhos, hoje à tarde, está prevista uma conferência de imprensa conjunta de Giorgia Meloni, Von der Leyen e João Lourenço.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD