Connect with us

Sociedade

Coronavírus: Governo angolano cria áreas de isolamento em hospitais

Redação

Published

on

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, garantiu, ontem, em Luanda, que estão a ser criadas a nível dos hospitais públicos, áreas de isolamento para acolher pacientes suspeitos de infecção por coronavírus. A doença respiratória viral que despoletou no dia 12 deste mês, na China, já infectou 2.744 pessoas e causou 80 mortes.

Em declarações à im-prensa, durante a reunião com o presidente do Conselho do Fundo Global, Sílvia Lutucuta disse que o Ministério da Saúde está a formar os profissionais e a reforçar as medidas de vigilância epidemiológica nas fronteiras, estações de comboio, autocarros e em todos os locais de grande aglomeração de pessoas.

A ministra garantiu que o procedimento de vigilância epidemiológica aplica-se em qualquer zona, companhia aérea, terminal privado ou não, voos nacionais e internacionais.

Recordou que estão instalados no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, nas áreas de desembarque, equipamentos para medição de temperaturas e rastreio, com base no preenchimento de fichas que servirão de notificações, caso se registe alguma situação de alerta.

Sílvia Lutucuta explicou que a medição de temperatura é feita com termómetros à laiser e electrónicos, alguns com infra-vermelhos e outros com outra tecnologia muito mais sofisticada, que à distância consegue determinar a temperatura.

Além do controlo de temperatura, disse, é pre-enchida a ficha que envolve além dos dados pessoais, como morada, número de telefone, um espaço onde o cidadão deve dizer se sente alguns destes sintomas e vamos acompanhar até aos hospitais onde estão a ser criadas áreas de isolamento.

O presidente do Conselho do Fundo Global, Donald Kaberuka, defendeu a necessidade de todos os países reflectirem sobre a problemática do coronavírus e sustentou que não se trata de uma questão política, mas é um facto que deve ser visto no sentido de se lutar contra.

C/ JA

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (18)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (73)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (13)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania