Ligar-se a nós

Sociedade

Coronavírus: Abel Chivukuvuku em quarentena domiciliar

Publicado

em

O coordenador da comissão instaladora Partido do Renascimento Angolano – Juntos por Angola (PRA-JA) Servir Angola, Abel Chivukuvuku, vai cumprir em casa a quarentena imposta pelas autoridades angolanas a cidadãos nacionais ou residentes estrangeiros provenientes de Portugal, devido ao novo coronavírus.

Chivukuvuku, chegou hoje a Luanda, proveniente de Portugal, e terá conseguido abandonar o aeroporto 04 de fevereiro mediante uma autorização especial, igualmente concedida a funcionários do Governo, avançou o Novo Jornal.

Abel Chivukuvuku, confirmou junto de duas fontes que a quarentena será feita em casa.

Abel Chivukuvuku foi até Fevereiro do ano passado o líder da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), a segunda maior força da oposição angolana.

Na terça-feira, Angola anunciou que iria alargar a quarentena, por um período mínimo de 14 dias, já imposta a viajantes provenientes da China, Coreia do Sul, Irão, Itália a “todos os cidadãos nacionais ou residentes, que em qualquer momento, no decurso desta pandemia, tenham estado em países com transmissão comunitária”, incluindo na lista Portugal, Espanha e França.

Segundo o comunicado divulgado na altura pela Comissão Interministerial para a Resposta à Pandemia do Coronavírus, serão proibidas visitas aos cidadãos abrangidos pela decisão enquanto permanecerem nos locais de quarentena, sendo igualmente interdito o acesso público a essas áreas.

A directora nacional da Saúde, Helga Freitas, confirmou, no mesmo dia, em entrevista à televisão pública angolana TPA, que a quarentena teria de ser cumprida nos centros criados para o efeito.

A agência Lusa questionou as autoridades angolanas sobre se a quarentena dos passageiros poderá ser realizada em casa, mas remeteram os esclarecimentos para a conferência de imprensa que terá lugar hoje à tarde.

O novo coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infectou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram, duas delas em Portugal.

Das pessoas infectadas em todo o mundo, mais de 81 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em Dezembro, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.

 

C/ Lusa

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD