Politica
Coreia pede auxílio de Angola para realização da Expo Mundial 2030
A República da Coreia solicitou apoio de Angola para a candidatura da cidade coreana de Busan para acolher a Expo-Mundial 203o.
Este e o fortalecimento das relações bilaterais foram os principais assuntos abordados na audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, ao enviado especial do Chefe de Estado coreano, Park Heong-joon, esta quarta-feira, 01.
“Expliquei porquê que a cidade de Busan precisa de realizar esta Expo-Mundial 2030, o nosso plano e a forma de cooperação entre os dois países por meio da realização da Expo-Mundial 2030”, sublinhou o prefeito da cidade metropolitana de Busan, à saída da audiência no Palácio Presidencial, em Luanda.
Park Heong-joon ressaltou ainda o potencial da cooperação entre a República da Coreia e Angola nos domínios da indústria marítima e portuária, energia, telecomunicações, formação e comunicação, criação de cidades inteligentes, processamento de redes de esgotos e no domínio das infra-estruturas urbanas.
O comunicado da presidência destaca também que o prefeito enfatizou que a experiência da Coreia “será partilhada com outros países, incluindo Angola, por meio da tecnologia, uma vez que a mesma é reconhecida pela sua transição de país em desenvolvimento para país desenvolvido, actualmente com um PIB per Capita de 37 mil dólares americanos”.
“A República da Coreia em 1960 tinha um PIB per capita somente de 100 dólares americanos, mas, actualmente, atingiu 37 mil dólares americanos. Também conseguiu fazer uma transição de país em desenvolvimento para os país desenvolvido. Vamos compartilhar o nosso saber, especialmente sobre alta tecnologia”, informou.
A Expo-Mundial 2030 será uma oportunidade para os investidores privados de ambos os países estabelecerem relações comerciais ao mais alto nível da economia, reforçou, em declarações à imprensa, Park Heong-joon.