África
Coreia do Sul: líder do partido no poder anuncia demissão
O líder do partido no poder na Coreia do Sul anunciou esta segunda-feira, 16, a sua demissão, dois dias depois de o parlamento ter aprovado uma moção de destituição do Presidente Yoon Suk-yeol.
Numa conferência de imprensa transmitida pela televisão, Han Dong-hoon, disse que “se demite do cargo de líder do Partido do Poder Popular (PPP)” acrescentando que apresentava ‘sinceras desculpas a todos aqueles que sofreram com a lei marcial’.
O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul iniciou uma primeira reunião para discutir o calendário do processo de destituição de Yoon Suk-yeol, tendo cerca de seis meses para se pronunciar sobre a validade da moção de destituição.
Caso a moção for aceite, Yoon será deposto e enquanto se realizarão eleições presidenciais no prazo de dois meses, devendo o vencedor tomar posse no dia seguinte ao anúncio do resultado, sem o habitual período de transição.
Durante este prazo, que se pode estender por até oito meses, o primeiro-ministro, Han Duck-soo, desempenhará as competências de chefe do Governo interino.