Connect with us

Sociedade

Coque Mukuta: O jornalista e professor que transformou sua residência em biblioteca comunitária no Zango

Published

on

No município de Viana, em Luanda, o jornalista e professor Coque Mukuta, transformou a sua casa numa biblioteca comunitária com um único objetivo: contribuir para o desenvolvimento académico e profissional dos jovens do bairro do Zango”lê-no texto.

Inaugurada a 4 de Abril de 2018, a biblioteca comunitária do Zango II recebe uma média de 50 visitantes por dia, na sua maioria crianças.

Localizada no município de Viana, distrito urbano do Zango II, rua 3, casa C88D, em Luanda, a biblioteca possui um acerco composto por mais de mil livros, entre físicos e digitais, bem como uma colecção bibliográfica multidisciplinar, em diversas tipologias documentais.

Em entrevista a Radiodifusão alemã Deutsche Welle (DW), Coque Mukuta, diz que o projecto pretende democratizar o acesso à cultura, incentivar a leitura, promover a cidadania, visando combater a exclusão, a desigualdade e a marginalização no seio da população. O mentor sentiu-se na obrigação de criar um espaço com aquelas características também pelo facto de ser professor na localidade, há cinco anos, e ter presenciado a necessidade de um espaço destinado aos alunos onde possam consultar temas académicos, e não só.

Inicialmente pensou em criar apenas um espaço de leitura, mas depois decidiu erguer a biblioteca comunitária. Para a materialização do projecto, contou com a ajuda de alguns amigos que foram oferecendo livros. Houve outros que pretendiam juntar-se ao plano e com o seu esforço conseguiram receber ofertas de mais livros.

O espaço tem capacidade para albergar 20 pessoas, outras vão entrando alternadamente, duas a duas, e funciona de Terça a Sexta-feira, das 8 às 16 horas. Fica aberta também no período de férias das 9 às 15h e aos Sábados das 9 às 12 horas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *