Connect with us

Economia

Controlo e Certificação da Qualidade discutidos em Workshop

Published

on

Um workshop sobre o controlo e Certificação da qualidade tem lugar nesta quarta-feira em Luanda, em simultâneo com a Feira de Tecnologias da Qualidade, do Ministério da Indústria e Comércio, para assinalar o primeiro aniversário de existéncia do Instituto Nacional de Controlo da Qualidade (INACOQ).

O evento a ser presidido pelo ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, tem início marcado para as 08 horas desta quarta-feira, 3, no memorial Dr. António Agostinho Neto, e vai reunir diferentes actores do Sistema Angolano de Qualidade (SAQ), do Sistema Nacional de Controlo e Certificação da Qualidade (SACCQ), Agentes Económicos, Reguladores, Organismos de Avaliação da Conformidade, Associações de Consumidores, e da SADC e da Europa.

Os intervenientes vão debater, interagir e partilhar experiências sobre os diversos temas que serão objectos de análise.

O evento vai contar ainda com uma feira de tecnologias de qualidade, bem como um torneio de Damas.

Temas e prelectores

Estratégias, desafios e acções desenvolvidas pelo Instituto Instituto Nacional de Controlo da Qualidade (INACOQ), é tema de abertura do Workshop e terá como prelector o seu Director Geral, José Alberto Sofia.

Entretanto, os temas do Workshop estarão divididos em dois blocos. O primeiro, subordinado ao tema Sistemas de Controlo da qualidade vai abordar o sistema de gestão da qualidade de processos de produção primária de alimentos, seguido de sistema de gestão da qualidade de processos produtivos industriais.

Um técnico da ANIESA vai aresentar a experiência da parceria estratégica com o INCOQ no âmbito da segurança alimentar.

O segundo bloco de discussões do Workshop vai subordinar-se ao tema central: Sistema de regulação normativa e legislativa da qualidade e será moderado pela directora nacional do comércio externo, Augusta Fortes.

Quadro actual, de regulação normativa e legislativa do sistema angolano da qualidade, desafios e perspectivas do INIQ, quadro regulatório da qualidade na SADC e do sistema europeu, são alguns dos temas a serem abordados no segundo bloco do workshop.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.