Ligar-se a nós

Sociedade

Contrabando de combustível: “combate à corrupção continua a ser bandeira do Executivo”, diz especialista

Publicado

em

O Ministério Público notificou várias figuras públicas implicadas no contrabando de combustível, entre os citados estão antigos governadores, oficiais generais, assim como altas figuras da AGT e da Sonangol.

A fonte do Novo Jornal avançou que muitas dessas figuras serão constituídas arguidas e outras chamadas apenas para prestar declarações a respeito das investigações levadas a cabo pela DNIAP, em função das denúncias públicas feitas recentemente pela Casa Militar do Presidente da República.

Sobre a matéria, o jurista Samora Neves disse que o anúncio do Ministério Público representa que o combate à corrupção e a impunidade continuam a ser a bandeira que o Executivo angolano leva a cabo. Esta iniciativa vem dar sentido às afirmações do Chefe de Estado feitas durante a abertura do parlamentar 2024/2025.

Samora disse, por outro lado, que a acção que está a ser concretizada revela seriedade e a coragem da parte do Presidente da República, em transmitir a mensagem de que quem enveredar por actos criminosos será responsabilizado.

O também sociólogo disse ser normal a constituição de algumas entidades envolvidas ou sobre que elas recaiam fortes indícios de práticas de ilicitudes, mas, é de opinião que no âmbito processual, terão o direito do princípio do contraditório e da ampla defesa.

O jurista terminou dizendo que enquanto decorre a instrução preparatória os presumíveis criminosos, beneficiam da presunção de inocência, só depois do processo transitar em julgado serão considerados criminosos.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD