Lifestyle
Conto de Ondjaki entre explorados da quarta edição de “Estórias do embondeiro”
O escritor Ondjaki está entre os autores de contos a serem explorados, neste sábado, 31, na quarta edição do programa “Estórias do embondeiro”, promovido nos últimos sábados de cada mês, pelo Centro de Ciências de Luanda, com José Luís Mendonça.
Trata-se da quarta edição do referido programa, em que das 18h00 às 19h00, o José Luís Mendonça levará ao público cinco novas estórias do escritor Odjaki, nomeadamente, Ombela, a Origem das Chuvas, do escritor angolano Ondjaki, uma recriação com base na tradição ovimbundo, pois “Dizem os mais-velhos que a chuva nasceu da lágrima de Ombela, uma deusa que estava triste”.
A segunda estória, “O Homem e o Monstro”, recolhida em Malanje, fala de um chefe de família que visita os sogros, mas é interpelado no caminho por um monstro que o obrigava a repartir tudo o que recebera dos parentes, como galinhas, cabritos e outros produtos do campo. Este é, por fim, vencido por um anão deficiente.
Seguir-se-á a Águia e o Candimba (coelho), outro conto da tradição ovimbundo, recriada pelo escritor Raúl David, cujo enredo anda à volta de um machado emprestado pelo coelho à águia e, na falta de devolução por esta, só o cágado resolverá a disputa.
Do livro Kilandukilu (divertimento, em quimbundo), recolha do escritor angolano Óscar Ribas, se irá contar a estória O Sapo e o Elefante: narra a disputa da senhora Maria, que tanto o sapo como o elefante pretendiam para esposa. No final, o sapo leva a melhor sobre o elefante através da astúcia.
“O Leão e a Toupeira eram amigos.” Assim começa a última estória, uma fábula da literatura oral de Icolo e Bengo. Esta fábula ensina a comunidade a reflectir antes de tomar uma decisão, como enfrentar as dificuldades e como ficar longe da tristeza.
Com este programa de divulgação da Oratura, o CCL pretende valorizar a cultura tradicional angolana e o intercâmbio entre gerações. O velho imbondeiro, solidamente instalado no quintal do CCL, frente à Baía de Luanda, já se habituou a acolher um público de diversas faixas etárias, estratos sociais e nacionalidades e aguarda pelos visitantes do dia 31 de Agosto.
As sessões de “Estórias no Imbondeiro” estão abertas ao público de todas as idades, mas o acesso é mediante a inscrição por reserva, por email ([email protected]) ou presencialmente na recepção da instituição, podendo ainda contactar através do 934 399 897.
Sobre o Centro de Ciências de Luanda
O Centro de Ciências de Luanda (CCL) é uma Instituição pública vocacionada à divulgação científica, criado ao abrigo do Decreto Presidencial n.º 284/21, de 1 de Dezembro, dotado de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, que tem por missão prosseguir os objectivos da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, adoptada pelo Executivo, mediante a realização de actividades de divulgação ou popularização do conhecimento científico, com o objectivo de elevar a literacia científica e tecnológica, da população, em geral, e das crianças e jovens, em particular.
CCL promove a tradição angolana com “Estórias no Imbondeiro”. No último sábado de cada mês, o CCL convida o público a imergir-se na cultura oral angolana. Pequenos e grandes, sentados à volta do secular imbondeiro, a céu aberto, no quintal do CCL, ouvem estórias da tradição oral angolana, contadas pelo escritor José Luís Mendonça. Logo após a sessão de oratura, o CCL convida o público a assistir a uma projecção vídeomapping transportando-o assim da tradição às novas tecnologias.