Connect with us

Desporto

Continue a acompanhar as curiosidades de A a Z do Mundial do Qatar

Published

on

Estamos em contagem regressiva para o início da maior festa do futebol mundial. As selecções continuam a preparar os últimos detalhes para nada falhar no dia exacto, e nós, Correio da Kianda, estamos a levar até si as curiosidades e novidades a volta deste grande evento.

Hoje voltamos com as letras R a U siga:

R – Ronaldo – É o melhor marcador de sempre de Portugal e também o melhor de sempre a nível de seleções. 117 golos depois e aos 37 anos, Cristiano Ronaldo prepara-se para jogar aquele que deverá ser o último Mundial da sua carreira, depois de Alemanha, África do Sul, Brasil e Rússia. Os mesmos em que participou aquele que tem dividido com ele o palco de melhor do mundo, Lionel Messi. O argentino, com 35 anos, já anunciou que o Qatar será o fim da linha dos mundiais. Uma competição que nenhum deles ainda ganhou.

S – Substituições – Este será o primeiro mundial em que os treinadores podem fazer cinco substituições durante o jogo, uma alteração introduzida no futebol por causa da pandemia de Covid-19 e que já fez caminho no Europeu de 2020, disputado em 2021. Também como aconteceu nessa prova, as seleções podem convocar até 26 jogadores, mais três do que nas competições anteriores (o número mínimo era 23).

T – Temperatura – As elevadas temperaturas (podem chegar aos 50 graus) que se fazem sentir no Qatar, em Junho e Julho, levaram a FIFA a tomar uma decisão inédita, deslocando a competição para Novembro e Dezembro, quando o clima é mais ameno. Os valores médios estimados são de 26 graus em Novembro (mínimas de 19 e máximas de 29) e 21 em Dezembro (15-24).

U – Usos e costumes – A realização do Mundial no Qatar será uma demonstração do choque civilizacional entre o Ocidente e o Oriente, onde os usos e costumes são completamente diferentes. Eis alguns exemplos, entre muitos outros: calções, vestidos curtos e tops de alças finas ou sem alças são desaconselhados; manifestações de afecto em público são proibidas; não se pode fotografar ou filmar edifícios governamentais, militares ou zonas industriais; atirar lixo para o chão dá direito a uma multa equivalente a 2.800 euros.

Amanhã traremos outras curiosidades em volta do mundial do Qatar.