Sociedade
Continuam reacções em torno da morte do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento
O padre Cónego Apolónio Graciano afirmou que, o falecimento do Cardeal é uma perda significativa para a comunidade cristã e o país. Segundo ele, a Igreja Católica está a preparar um programa para as exéquias do Cardeal.
E o bispo Afonso Nunes, líder da Igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, disse que, Angola perdeu uma figura de grande importância, não apenas na esfera religiosa, mas também no processo da Independência e na preservação da paz no país.
Já o Presidente da República, João Lourenço, lamentou, este sábado, com “profunda consternação” o falecimento do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento.
Numa mensagem de condolências, o Chefe de Estado escreveu que Angola, a Pátria, perde assim um dos seus filhos mais insignes, um homem bom que consagrou grande parte da sua vida a transmitir aos seus, valores e princípios para uma vida em dignidade, de perdão e de respeito ao próximo.
Também o líder da UNITA exprimiu o seu sentimento de pesar.
Em nota, referiu que, é com grande pesar que recebeu a notícia do falecimento de Sua Eminência, o Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, em Luanda.
Por sua vez, o Bureau Político do Comité Central do MPLA, disse ter tomado conhecimento com dor, angústia e profunda tristeza, da morte aos 99 anos de idade, de um dos grandes filhos de Angola, Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, Arcebispo Emérito de Luanda.
Em nota, o BP, destaca o seu envolvimento na causa da liberdade do povo angolano implicado no denominado “Processo dos Padres”, tendo sido forçado pelas autoridades coloniais portuguesas a fixar residência em Lisboa de onde voltaria dez anos depois.
Por outro lado, o Ministro da Juventude e Desportos disse em nota chegada a nossa redacção que, foi com profunda tristeza e consternação que recebeu a notícia do falecimento de Sua Eminência, Dom Alexandre Cardeal do Nascimento, aos 99 anos de idade.