Sociedade
Consumidores do Huambo apontados como maiores devedores de água no país
Os consumidores da província do Huambo são apontados pela Empresa Pública de Águas como sendo os maiores devedores de água em Angola, contribuindo negativamente para o aumento de arrecadação de receitas para os cofres do Estado.
A informação foi avançada na última sexta-feira, 20, em Luanda, pelo presidente do Conselho de Administração da EPAL do Huambo, Adolfo Elias Gomes, que disse que existe muita gente que consome água potável do sistema público sem pagar, facto que gerou uma dívida muito alta.
Segundo o responsável, das 98 mil ligações, apenas 68 mil estão activas que são as ligações comerciais.
Mais de um bilhão de kwanzas é o valor que os consumidores de água no Huambo devem à Empresa Pública de Águas e Saneamento do Huambo.
Recentemente, o ministro da Energia e Águas disse que sem receitas, o sector não cresce, referindo-se aos dois sectores ou seja energia e águas, respectivamente.
João Baptista Borges, disse que os dois sectores são de capital intensivo, e que para aumentar as suas actividades é preciso ver coberto os custos diários.
O Executivo quer que todos que vivem em Angola tenham acesso a energia eléctrica e água potável, o ministro avança que só em energia eléctrica são necessárias anualmente 25 mil ligações domiciliares.