Connect with us

Politica

Construção de novas estradas em Luanda leva a demolição de casas construídas próximas ao caminho de ferro

Published

on

O Governo Provincial de Luanda disse estar a construir 78 novas estradas na capital, sete  das quais, vão melhorar o acesso ao Novo Aeroporto Internacional de Luanda Dr António Agostinho Neto, e as da zona da SIPAL. 

As residências construídas junto à linha férrea serão  demolidas. Segundo o GPL, os trabalhos estão a ser feitos de forma integrada, entre o Governo central, o Instituto Nacional de Estrada de Angola (INEA) e o GPL, numa extensão de 66 quilómetros.

O director do gabinete provincial de infra-estruturas de Luanda, Kalunga Kissanga, disse, recentemente, que, na zona do ex-mercado do “Tunga-Ngó”, concretamente nas imediações da conhecida SIPAL, as residências que estão construídas sobre o muro de vedação da linha férrea, serão brevemente demolidas.

Adiantou o responsável, que das 18 novas estradas, três vão ligar directamente o distrito urbano do Zango, em Viana.

Sobre o assunto, o arquitecto Garcia Teca louva a iniciativa do Governo de Luanda, por entender que a medida leva em consideração as inúmeras dificuldades que Luanda apresenta, pelo que reforça fiscalização da mesma, e o material a ser usado, com vista a proporcionar qualidade.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continue Reading
9 Comments

9 Comments

  1. Joana Luanda

    24/06/2024 at 6:18 am

    Tudo certo já era tempo de se melhorar as vias e passem a impedir de inicio as construções irregulare. Menos dividir Luanda em duas , os verdadeiros Luandenses não vão gostar .

    • Antonio justo

      24/06/2024 at 1:03 pm

      Quando se contruir,deve pensar-se para 20 anos.Quando se contruir em zonas de perigo as devem ir logo abaixo.Demarquem terrenos,para serem comercializdoa o preço aceitavel,pela maioria.A lei de terras deve ser alterada, esta so sustenta mafiosos do partido.

  2. Yola felizardo Afonso

    24/06/2024 at 10:15 am

    Ate aqui esta tudo bem, mas devia-se comecar a pensar tambem numa estrada direita cazenga cacuaco, comecando das margens da vala da filda ate cacuaco, porque a mesma vala vem do cazenga ate cacuaco, e tambem pode ser um grande ponto turistico e lazer, eu tenho um projecto muito atrativo para aquela vala,uma vez que se Fala em masificacao do desporto turismo etc.

  3. Severino do Nasçimento

    24/06/2024 at 10:37 am

    Bom dia caríssimo,com todo o respeito…
    Será que os senhores esqueceram as famílias que vivem ao longo da famosa vala8,que está situada entre os bairros Maianga,e gameck a direita de um lado rocha pinto bairro huambo do outro lado Pedale ao lado da casa do ministro da defesa,sem esquecer que a casa protocolar da defesa não escapa.Obrigado

  4. Alipio Paulo

    24/06/2024 at 2:06 pm

    Bom dia Caríssimos.
    Espero que desta vez não se esqueçam da estrada que sai da Parceria Estrela, passando a Fortaleza do São Pedro da Barra ao Famoso Bairro Uíge.
    Tecnocarro Farol das Lagostas,e Tecnocarro ao Cimitério do 14.
    Obrigado.

  5. Otílio

    24/06/2024 at 2:48 pm

    CIPAL – Companhia Industrial de Plásticos de Angola.
    Só para endireitar!

  6. Nsumbu Nzita Jeremias

    24/06/2024 at 4:35 pm

    Bomdia com Todo isso nem um destes cometários poderiam amelhorar as vidas socials ou quotidianas dos angolanos..pensem ainda nas situações sócioeconónicas demais afectam as vidas dos angolanos… sobretudo a instabilidade monetária inflaxões…e tantos outros tais como preconizar a politíca de financiamente de mini e macroempresa para criação de emprego….redução de taxa e impostor conservando o poder de compra…e o salário minimo….pare com o nepotismo, injustiça, ditadura discriminação.egoismo, não aceiração do outro professionalmente…..
    Obrigado

    • Paci Lopes

      25/06/2024 at 12:19 pm

      Estão de um de um assunto, você vem com outro.
      Quando chever e não haver estradas para circular ou inundações vais gritar.

  7. Delmira Carlos Gonçalves

    25/06/2024 at 9:23 am

    Bom dia Caríssimos!

    Por favor, a famosa Via express sentido Benfica – Cacuaco,nas medições do Kikuchi também carece de reabilitação.

    Lembrando que é uma via de auta circulação em função das actividades comerciais, e empresas ao redor da mesma.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *