Connect with us

Economia

Construção da refinaria do Soyo sem vencedor do concurso público internacional

Published

on

O concurso público internacional para adjudicar a construção e gestão da refinaria do Soyo, na província do Zaire, ainda não conhece um vencedor, quase um ano depois do seu lançamento oficial.

Através de um comunicado, ao qual o Correio da Kianda teve acesso, o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás informa que a pandemia da covid-19 esteve na base do não cumprimento dos prazos previstos, pois levou a que o comité de avaliação do concurso público internacional de investimento privado para a construção da refinaria suspendesse os trabalhos de avaliação e adjudicação, no período de 30 de Março a 09 de Junho do ano passado.

O comunicado avança ainda que logo após a decisão da suspensão dos trabalhos, as empresas que haviam inicialmente manifestado o interesse em concorrer, foram informadas do reajuste aplicado ao calendário, e convidados a reconfirmar e a validar as suas propostas de candidaturas.

Para os trabalhos que se impunham, avança ainda o comunicado, o ministério, através da comissão, contratou a empresa Pricewaterhousecoopers, através de um concurso público, para os trabalhos de consultoria e execução do processo de Duo Diligence, necessário para aferição e confirmação da idoneidade da competências das empresas e consórcios de empresas concorrentes, tendo esta realizado a referida tarefa no último trimestres de 2020.

O relatório de Duo Deligence, continua a nota datada de 28 de Janeiro de 2021, analisou propostas apresentadas por oito empresas, que foi submetido ao departamento ministerial a 29 de Dezembro, para o devido conhecimento.

“Chegado a esta fase, e para a garantia do sucesso do projecto, o comité de avaliação decidiu ser necessário que os concorrentes melhor classificados renovem as garantias de financiamento ara o investimento através de instituições financeiras internacionais de renome, bem como a reafirmação das estruturas societárias envolvidas”, e que os documentos devem ser entregues até esta segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2021.

Seguir-se-á uma audiência no dia 3 com todos os concorrentes, uma tarefa que termina a 12 de Fevereiro para permitir que o vencedor seja anunciado a 1 de Março.