Connect with us

Politica

“Constrangimentos desbloqueados”, diz PR após encontro com primeiro-ministro da China

Published

on

“Foram desbloqueados, em grande medida, os constrangimentos apresentados por Angola relativamente aos compromissos com bancos e instituições credoras chinesas, encontrando-se assim medidas de alívio que não prejudicam os interesses de nenhuma das partes”.

Com estas palavras, o Presidente da República, João Lourenço, resumiu o encontro que manteve esta sexta-feira, 15, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang.

O Chefe de Estado angolano, que efectua uma visita oficial de três dias ao país oriental, referiu também que “foi atendido, pela parte chinesa, o pedido de extensão do prazo para desembolso do financiamento da construção da barragem de Caculo-Cabaça, tendo agradecido às autoridades chinesas por terem intercedido nas conversações que decorreram com o consórcio financiador (ICBC/EximBank)”, destaca a página da Presidência da República, ressaltando que a dívida de Angola à China fixa-se, no global, de 17 mil milhões de dólares norte-americanos.

João Lourenço manteve, hoje, igualmente encontros com empresários chineses que possuem investimentos em Angola, bem como interessados em investir, além de uma reunião de cortesia com o Presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional, Wu Bangguo.

O ponto alto da agenda desta sexta-feira, é o encontro com o Presidente Xi Jinping, que teve início às 16 horas locais (9h em Angola). Após o encontro, está previsto a assinatura de assinatura de “um conjunto de instrumentos jurídicos destinados a reforçar a cooperação entre os dois países, finalizando a jornada com um jantar em honra à visita do Presidente da República de Angola”.

João Lourenço inicia agenda em Beijing com audiências a empresários chineses