Connect with us

Sociedade

Constituída Cooperativa dos Jornalistas Angolanos

Published

on

Uma associação de profissionais ligados a diversos ramos da comunicação Social, sem fins lucrativos, de natureza voluntária, de âmbito nacional, denominada Cooperativa de Jornalistas Angolanos (CJA) foi constituída, neste sábado, em Luanda, durante a realização de uma assembleia.

Ao intervir no acto, a coordenadora da CJA, Sara Fialho, disse que está associação tem o objectivo social congregar os profissionais de comunicação social, defender os interesses da classe, realizar estudos e promover acções formativas.

Referiu que garantir as condições materiais para existência de parcerias que, aliadas à CJA, visem contribuir na valorização dos profissionais, colaborar com as organizações congéneres nacionais e estrangeiras, no sentido de concretizar os objectivos de defesa da dignidade humana pós carreira, figuram na lista dos objectivos da Cooperativa de Jornalistas Angolanos.

Explicou que podem ser membros da organização pessoas físicas que se identificam com os valores, visão, missão e objectivos constantes dos estatutos e regulamentos, como membros fundadores, efectivos, beneméritos e honorários.

Informou que o património social da cooperativa será constituído por bens imóveis, móveis, títulos, valores e direitos, que pertençam ou venham pertencer à cooperativa, contribuições de membros, doações, subvenções recebidas, legado, auxílios, direito, créditos e quaisquer contribuições de pessoas física ou jurídicas.

Por sua vez, o Coordenador da Comissão de Intercâmbio da cooperativa, Sebastião Panzo, disse ser visão do CJA proteger os seus integrantes tanto na fase activa das suas vidas, como prover soluções de protecção social pós carreira laboral.

Apontou como eixos principais de actuação da CJA a protecção da saúde, segurança e assistência social pós-trabalho, facilitação nos processos de aquisição de móveis e imóveis e auto-sustentabilidade dos profissionais membros da cooperativa.

A cooperativa, destacou, prevê a institucionalização de um seguro de saúde e evacuação para o estrangeiro de seus membros em caso de doença.

Esclareceu que a CJA não será de avalista ou financiadora na aquisição de móveis e imóveis, por parte dos seus membros, mas poderá ter o papel facilitador no processo de solicitação de crédito habitacional, automóvel, entre outros.

 

Constituída Cooperativa dos Jornalistas Angolanos

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *