Connect with us

Economia

Consórcio QUANTEM vence concurso para construção da refinaria do Soyo

Published

on

O Consórcio QUANTEM é o vencedor do concurso do Projecto de Investimento para Construção da Refinaria do Soyo, ao conseguir a maior pontuação entre oito propostas apresentadas por consórcios compostos por dezassete empresas, no total.

O consórcio vencedor é integrado por três empresas norte-americanas, designadamente Quanten LLC, TGT INC, Aurum & Sharp LLC  e a angolana ATIS-Nebest-Angola.

O Concurso Público Internacional de Investimento Privado visou seleccionar um investidor com capacidade técnica e financeira para construir uma refinaria de 100 mil bpd (barris de petróleo bruto por dia), no Soyo, província do Zaire.

De acordo com o comunicado do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), mesmo com a eleição da QUANTEM, “todos os concorrentes que obtiveram a pontuação mínima de 50%, equivalente a 25.0 pontos, estão elegíveis para negociações na ordem da sua classificação, caso o Consórcio QUANTEM não apresente os documentos e requisitos essenciais e necessário para a execução do contrato de investimento num prazo razoável”.

Os consórcios ainda elegíveis são os CMEC, que conquistou 30.9 pontos, GEMCORP (29.9) e SATAREM (27.4). O consórcio QUANTEM obteve pontuação final de 31.5.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.