Economia
Consórcio QUANTEM vence concurso para construção da refinaria do Soyo
O Consórcio QUANTEM é o vencedor do concurso do Projecto de Investimento para Construção da Refinaria do Soyo, ao conseguir a maior pontuação entre oito propostas apresentadas por consórcios compostos por dezassete empresas, no total.
O consórcio vencedor é integrado por três empresas norte-americanas, designadamente Quanten LLC, TGT INC, Aurum & Sharp LLC e a angolana ATIS-Nebest-Angola.
O Concurso Público Internacional de Investimento Privado visou seleccionar um investidor com capacidade técnica e financeira para construir uma refinaria de 100 mil bpd (barris de petróleo bruto por dia), no Soyo, província do Zaire.
De acordo com o comunicado do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), mesmo com a eleição da QUANTEM, “todos os concorrentes que obtiveram a pontuação mínima de 50%, equivalente a 25.0 pontos, estão elegíveis para negociações na ordem da sua classificação, caso o Consórcio QUANTEM não apresente os documentos e requisitos essenciais e necessário para a execução do contrato de investimento num prazo razoável”.
Os consórcios ainda elegíveis são os CMEC, que conquistou 30.9 pontos, GEMCORP (29.9) e SATAREM (27.4). O consórcio QUANTEM obteve pontuação final de 31.5.