Luto
Conhecido programa de exéquias do Bispo Dom Tirso da Diocese do Lwena
Foi tornado público o programa das exéquias fúnebres do Bispo Dom Jesus Tirso Blanco, da Diocese do Lwena, falecido no passado dia 22 de Fevereiro na cidade de Verona, Italía. Os restos mortais do missionário de nacionalidade argentina, vão a enterrar no Lwena.
De acordo com o programa, a que o Correio da Kianda teve acesso, no próximo sábado 26 de Fevereiro de 2022, será celebrada a eucaristia de corpo presente de Dom Tirso Blanco, na paroquia de Negrar em Verona, situada defronte do hospital em que o sacerdote faleceu, isto a partir das 11.30 horas. A referida celebração será presidida pelo Bispo da Diocese do Cuito, Dom Nambi, bispo de Bié, e contará com a presença da comunidade anagola residentes em Itália.
Em Luanda, as paróquias de São Paulo e de São José de Nazaré acolhem igualmente cerimónias de velório, por onde todos dias fiéis e grupos de diversas paróquias passam para um momento de oração pela alma do Bispo.
Na próxima quarta-feira, 02 de Março está preparada uma cerimónia para a recepção da urna contendo os restos mortais de Dom Jesus Tirso Blanco, e será presidida pelo Arcebispo a Arqudiocese de Luanda, Dom dom Filomeno do Nascimento Viera Dias, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, partindo para a paróquia São Paulo, “para que o povo de Deus possa render-lhe homenagem e orar”, lê-se no programa.
No dia seguinte, avanaça ainda o documento, está prevista a celebração eucarística no pátio da escola da Dom Bosco no distrito do Sambizanga. A celebração será presidida pelo arcebispo de Luanda, dom Filomeno do Nascimento Viera Dias.
“Acabada a celebração eucarística uma comissão, via aérea, acompanhará o féretro à diocese de Luena”, refere o programa, onde ainda se pode ler que com a chegada do corpo à diocese, haverá um programa próprio para os funerais.
O programa de carácter provisório, realça que A embaixada muito atenta e generosa está envolvida no tralado do corpo de Dom Tirso para Angola