Connect with us

Economia

Conheça os negócios da Isabel dos Santos que estão à venda em Portugal

Redação

Published

on

Continuam a sentir-se as ondas de choque dos Luanda Leaks. Depois de Isabel dos Santos ter sido constituída arguida em Angola, e de várias figuras ligadas à empresária terem optado por sair de cena, a mulher mais rica de África pôs à venda posições que detém em empresas portuguesas.

Há processos de alienação em curso, casos do EuroBic e, agora, também da Efacec. Mas também há ainda participações sobre as quais não se sabe qual o futuro.

Os negócios à venda:

EuroBic

Isabel dos Santos controla 42,5% do banco, através da Santoro e Finisantoro. Mas desde esta quarta-feira que não controla os direitos de voto correspondentes, por ter renunciado aos mesmos. Já anunciou que quer vender a posição “a muito breve prazo”, revelou o EuroBic.

Não se conhecem os interessados em comprar o banco, mas o processo está em curso e alguns bancos de investimento já terão sido mandatados para vender a posição. De acordo com cálculos do do jornal portugues ECO, o negócio poderia gerar cerca de 100 milhões de euros. Mas, dadas as circunstâncias, poderá, no limite, render a Isabel dos Santos entre 50 milhões e 65 milhões de euros.

Efacec Power Solutions

Isabel dos Santos entrou na Efacec em meados de 2015, após comprar 66,1% da empresa de soluções energéticas aos grupos José de Mello e Têxtil Manuel Gonçalves. Cerca de cinco anos depois, a empresária angolana está de saída e pôs a empresa à venda.

“A engenheira Isabel dos Santos informou o conselho de administração que decidiu sair da estrutura acionista da Efacec Power Solutions, com efeitos definitivos”, revelou a Efacec, num comunicado divulgado esta sexta-feira.

A companhia anunciou ainda que Isabel dos Santos solicitou à empresa que tome “as diligências necessárias” para concretizar a sua saída da estrutura acionista da empresa.

 

C/ Eco

Continue Reading
Advertisement
1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    Truman

    26/01/2020 at 9:56 am

    O estado angolano deve por mão e impedir a saída do capital pra fora d Portugal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (18)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (73)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (13)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania