Connect with us

Politica

Conheça Adriano Mendes de Carvalho, o novo rosto do MPLA em Luanda

Published

on

Adriano Mendes de Carvalho, nascido aos 16 de Setembro de 1959, no Bairro Marçal, Distrito de Rangel, Província de Luanda. É filho do Nacionalista  Agostinho André Mendes de Carvalho e de Violante Agostinho de Carvalho, e casado com Sofia Bendita Sebastião Mendes de Carvalho, e pai de quatro (4) filhas.

Curriculum Académico

Em 1965, com 6 anos de idade começou os seus Estudos Primários no Colégio Dom Diniz, Escola 83, tendo terminado o Ensino Primário na Escola de Caquengue Comuna de Kaculo-Kahango, Município do Icolo e Bengo actual Província de Luanda.

De 1970 à 1974 – Ensino Secundário na Província de Malange Colégio do Quessua.

Tendo-se deslocado para a República de Cuba (Havana) onde concluiu o seu Ensino Médio.

De regresso ao País Adriano Mendes de Carvalho frequentou o Curso de Engenharia Mecânica do Ensino Superior na Faculdade de Engenharia de Luanda.

Em 1984 deslocou-se para a República da Polónia (Varsóvia), onde concluiu a sua Licenciatura em Direito Internacional Público e Mestrado em Direito Internacional Marítimo com a tese: Delimitação de Fronteiras Marítimas.

Curriculum Político e Associativo

Militante do MPLA desde 1974, Ingressa no CIR (Guerrilheiro FAPLA) de1974 á 1982, onde esteve destacado nas Províncias do Bengo no CIR Mussenga, na 1? Região, tendo se formado e especializado em Lançamento de Mísseis de Terra e Ar, Flecha Estrela 2M, ZPU4,TOP20, ZU23 e ZG1; Namibe; Lubango; Cunene (Roçadas Xangongo), logo a seguir de regresso faz parte da fusão FAPA- DAA, Morro da Luz.

Eleito por dois mandatos consecutivos a Deputado pela Bancada Parlamentar do MPLA na Assembleia Nacional, Membro do Comité Municipal e Consequentemente da Comissão Executiva do Comité Provincial do MPLA, tendo sido Conselheiro do Comité Provincial do MPLA no mesmo período, de 2013 à 2016.

A 28 de Abril de 2016 é eleito a 1? Secretário Municipal do MPLA no Município do Icolo e Bengo e a 19 de Agosto de 2016 eleito Membro do Comité Central do Partido.

Como Militante, teve sempre uma Avaliação Positiva no seio do Partido, por ser ele assíduo e disciplinado respeitando sempre as Hierarquias, os Estatutos e Regulamentos que regem o nosso Partido MPLA.

Curriculum Profissional

No âmbito profissional trabalhou na Toyota de Angola, Manaut n?2 e trabalhou ainda na Angonave – TAAG, tendo leccionado a Disciplina de Matemática no Centro de Instrução 14 de Abril na TAAG.

Mais tarde, transferiu-se para o Ministério das Pescas onde trabalhou como Técnico Superior (Jurista), no Gabinete Jurídico.

De 1996 à 1998, exerceu o cargo de Director Geral da Edipesca, tendo sido nomeado em 2003 para o cargo de Secretário Geral do Ministério das Pescas e posteriormente a Secretário Geral do Ministério das Pescas e Ambiente, depois de ter exercido com zelo a função de Secretário Geral, mais tarde é nomeado para o cargo de Director Geral do Instituto de Apoio as Indústrias de Pescas de Angola (INAIP)

Foi nomeado para o cargo de Vice-Governador da Província de Luanda, Para Área dos Serviços Comunitários e posteriormente nomeado para o cargo de Vice-Governador da Província de Luanda Para Esfera Política e Social, cumulativamente.

Em Setembro de 2014, é nomeado para o cargo de Administrador Municipal do Icolo e Bengo, função esta que exerce até ao momento.

Membro de

Membro do Comité Municipal e Consequentemente da Comissão Executiva do Comité Provincial do MPLA, tendo sido Conselheiro do Comité Provincial do MPLA no mesmo período, de 2013 à 2016.

Membro do Comité Central do MPLA.

Promoções

Foi nomeado para o cargo de Vice-Governador da Província de Luanda, Para Área dos Serviços Comunitários e posteriormente nomeado para o cargo de Vice-Governador da Província de Luanda Para Esfera Política e Social, cumulativamente.

Em Setembro de 2014, é nomeado para o cargo de Administrador Municipal do Icolo e Bengo, função esta que exerce até ao momento.