Ligar-se a nós

Sociedade

Congresso Nacional de Reconciliação acontece em Outubro deste ano

Publicado

em

O coordenador da Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação da Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) anunciou que o Congresso Nacional e de Reconciliação, será realizado no mês de Outubro, no âmbito dos 50 anos de independência nacional que se assinalam a 11 de Novembro deste ano.

De acordo com o padre Celestino Epalanga, que falava em conferência de imprensa, em Luanda, de lançamento do Congresso, o evento está a ser projectado como um espaço de diálogo de todos os sectores da família angolana, no espírito do jubileu em que as várias sensibilidades públicas e privadas “se sentem para juntos rever todo o percurso dos últimos 50 anos”.

O prelado católico assegurou que a assembleia dos bispos católicos tem trabalhado com todas as forças sociais reconhecidas no país para colher subsídios para a celebração do Jubileu dos 50 Anos da Independência Nacional, e que a organização está empenhada para realizar um encontro que corresponda à grandeza da importância das comemorações do cinquentenário de Angola independente.

“Pretendemos estabelecer o compromisso nacional para os próximos 50 anos, depois de colhidas as lições dos longos anos de liberdade conquistada a 11 de Novembro de 1975. Nas festas do Jubileu dos 50 Anos de Independência, a igreja e parceiros propõem que o congresso seja uma ocasião de introspecção colectiva, que proporcione um momento restaurador para toda a nação angolana” referiu o sacerdote.

O principal objectivo do evento, de acordo com a CEAST é proporcionar um encontro nacional de auto-avaliação para a busca de novos rumos para futuro do país e retrospecção histórica que ajudem a iluminar o caminho a seguir.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD