Connect with us

Mundo

Congresso lança nova investigação a Trump, à sua campanha e aos negócios

A investigação vai focar-se nas alegações de obstrução de justiça e possível abuso de poder de que é acusado.

Published

on

Congresso norte-americano lançou uma nova investigação ao presidente Donald Trump, à Casa Branca, à sua campanha e aos seus negócios. O painel congressional anunciou esta segunda-feira que pediu documentos de 81 agências governamentais, entidades e indivíduos como parte da investigação sobre as alegações de obstrução de justiça e outros abusos de que é acusado, juntamente com outros do seu ciclo mais próximo.

O Comité Judiciário da Câmara de Representantes está também a direcionar a investigação para Donald Trump Jr., Eric Trump, o WikiLeaks, para o seu genro, Jared Kushner, o antigo procurador, Jeff Sessions e para o seu diretor financeiro, Allen Weisselberg.

“Vimos os danos provocados às nossas instituições democratas nos dois anos em que o Congresso se recusou em conduzir uma supervisão responsável. O Congresso tem de verificar estes abusos de poder”, referiu o chairman do Comité Judiciário, Jerrold Nadler, em comunicado, conta a CNN.

“Vamos agir rapidamente para reunir esta informação, avaliar as provas e seguir os factos onde quer que sigam com total transparência para com o povo norte-americano”, acrescentou.

O objetivo da investigação é determinar se Trump obstruiu a justiça ao livrar-se daqueles que se opunham a si no Departamento de Justiça, como foi o caso do antigo diretor do FBI, James Comey, despedido em 2017. Bem como confirmar se o presidente abusou do seu poder ao oferecer perdões ou interferir com testemunhas.

“A carta do Comité Judiciário foi recebida pela Casa Branca. O gabinete do Conselho e os responsáveis relevantes da Casa Branca vão revê-la e responder em tempo apropriado”, disse Sarah Huckabee Sanders, a porta-voz da Casa Branca, num comunicado.

 

NM

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *