Connect with us

Partidos Politicos

Congresso da JMPLA em Outubro: Cogitados nomes de substitutos de Rescova

Published

on

A JMPLA, juventude do Partido governante começou a realizar levantamentos internamente para preparar, atempadamente, a substituição de Luther Rescova, na liderança daquela organização partidária, soube Correio da Kianda de fonte próxima a mocidade dos camaradas.

O Bureau Político do MPLA debruçou-se hoje, quinta-feira (17), sobre o projecto de Bases Gerais do 8.º Congresso Ordinário da JMPLA, a ter lugar em Outubro deste ano, em Luanda e que deverá renovar o mandato da sua estrutura dirigente.

Actualmente, Sérgio Luther Rescova de 38 anos é o Primeiro Secretário Nacional da JMPLA cargo que ocupa há dois mandatos, antes mesmo de ser nomeado Governador Provincial de Luanda.

Nos bastidores abrem-se alas quanto a figura ideal para substituir Rescova já que o cargo permite entrada directa no parlamento e no BP do MPLA, dois lugares muito cobiçados pelos jovens de hoje atendendo às regalias que oferecem.

O Correio da Kianda sabe que Nelson Funete, Primeiro secretario da JMPLA, em Luanda é, neste momento, o jovem que reúne as preferências de alguns membros influentes da direcção cessaste da JMPLA para comandar a organização nos próximos cinco anos.

Uma outra ala no secretariado da JMPLA, defende candidatos com aceitação na sociedade civil, e com mais abertura para os debates.

Refira-se que o Comité Nacional deve convocar o congresso, em Maio deste ano.
Se num lado a actual direcção da JMPLA prefere colocar no lugar o Primeiro Secretário de Luanda, nas lides de João Loirenço, na condição de Presidente do MPLA, a escolha, segundo fontes do Correio da Kianda, parece recair a outras figuras.

Não tendo avançado os nomes a nossa fonte refere que JLO estará a preferir que seja substituto de Rescova uma jovem, a semelhança do que fez com a vice presidente do Partido.

JLO tem estado a dar sinais de prioridade ao gênero a fazer juiz no que disse, recentemente, aquando do empossamento dos novos membros do Conselho da Republica em que se destacaram duas senhoras.

Recorde-se que que a JMPLA já foi dirigidas, nestes anos de sua existência, por figuras de, hoje, históricas no seio do Partido, como serão os exemplos de Boavida Neto, actual Secretário Geral do MPLA, Paulo Pombolo, Secretário Para Informação do MPLA, José Eduardo dos Santos, antigo Presidente do Partido e que durante mais de trinta anos foi Presidente da República.

Colunistas