Politica
Congresso do PRA-JA vai apenas confirmar Chivukuvuku na liderança, diz analista
A primeira Reunião Ordinária da Comissão Directiva provisória do PRA-JA Servir Angola definiu o período de 19 a 22 de Maio deste, para a realização do conclave do partido “azul e branco”, que deverá contar com mais de 1500 delegados.
O Coordenador Geral Abel Chivukuvuku disse, no final do encontro, em declarações à imprensa, que “há democracia no partido”, deixando assim em aberto a possibilidade de múltiplas candidaturas no primeiro Congresso Ordinário do partido.
Entretanto, o politólogo David Sambongo disse nesta sexta-feira, 28, à Rádio Correio da Kianda que importa sublinhar que será apenas um congresso que vai servir para confirmar apenas Abel Chivukuvuku como líder daquela formação política.
O politólogo defendeu que este é o momento da consolidação e afirmação do PRA-JA no cenário político nacional, a fim de disputar a liderança do país em pé de igualdade com o partido que sustenta o governo.
Já o cientista político Eurico Gonçalves afirmou que o PRA-JA vai obter apenas bons resultados em 2027, olhando para o estado actual da competitividade política no país, caso esteja aliado à Frente Patriótica Unida como coligação formal, daí referenciar tal pretensão manifestada pelo seu líder Abel Chivukuvuku.