Connect with us

Politica

Conflitos no leste da RDC na agenda de João Lourenço em Adis Abeba

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, deixou Luanda, na manhã desta sexta-feira, 15, e está a caminho de Adis Abeba, na Etiópia, onde irá participar de hoje até domingo na cimeira da União Africana.

Segundo a Presidência, o Chefe de Estado angolano, que viaja em companhia da primeira dama, Ana Dias Lourenço, tem na agenda reuniões de alto nível. Trabalhará, igualmente, com homólogos numa reunião dedicada ao aumento dos conflitos no leste da República Democrática do Congo.

De recordar, que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) pretende assumir a liderança nos esforços de mobilização de recursos para facilitar a paz e a segurança na RDC, com envio de contingentes militares para a sua missão, que já teve início, e o reavivamento de discussões para estabelecer e operacionalizar o Fundo da Paz e envolver parceiros internacionais de cooperação.

 A 44ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana, que teve início na passada quarta-feira, 14, está a abordar a situação geral do Conselho Executivo da UA, bem como aspectos relacionados com a realização da 37ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, a ter lugar nos dias 17 e 18 do corrente mês em Adis Abeba.

A decorrer sob o lema “Formar os africanos para o Século XXI”, segundo uma nota consultada pelo Correio da Kianda, nesta cimeira, Angola poderá assumir a primeira vice-presidência de mesa da Conferência de Chefes de Estado da organização continental.

“A assunção ao referido permitirá ao país iniciar a preparação para a liderança anual da União Africana, a partir de 2025, data que coincidirá com as celebrações do 50º aniversário da Independência Nacional”, refere a nota.

Angola estava representada na cimeira africana, até o momento, pelos ministros Téte António, Relações Exteriores, Rui Minguês de Oliveira, Indústria e Comércio, e Victor Hugo Guilherme, Planeamento, e por José Maria de Lima, Secretário de Estado para a Defesa Nacional.

SADC inicia envio de militares para combate aos grupos armados no leste da RDC

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.