Politica

Conflitos de terras no Namibe levam PRA-JA exigir maior responsabilidade governativa

Publicado

em

O PRA-JA – Servir Angola criticou esta terça-feira, 19, a omissão e a incapacidade de resposta das autoridades na província do Namibe, que, segundo alega, agravaram o problema dos recentes conflitos de terra, que ceifou a vida de pelo menos 12 pessoas e deixou outros gravemente feridos.

Através de uma nota de imprensa enviada à nossa redacção, o partido liderado por Abel Chivukuvuku exigiu maior responsabilização governativa, e recomendou o Governo Provincial do Namibe, em coordenação com o Executivo central, a promover um diálogo intercomunitário inclusivo, envolvendo líderes locais, autoridades tradicionais, igrejas e organizações da sociedade civil.

O PRA-JA defendeu ainda o reforço das medidas de segurança preventiva e justiça imparcial, de forma a responsabilizar os autores dos crimes e restaurar a confiança entre as comunidades.

“Que se avance para uma estratégia de desenvolvimento comunitário integrada, com soluções sustentáveis para a gestão da terra, do gado e da agricultura, reduzindo as tensões socioeconómicas que alimentam os conflitos”, lê-se ainda.

A nota fundamenta também que “as causas profundas do conflito nomeadamente a disputa por terras agrícolas e pastoris devem ser tratadas com seriedade, transparência e diálogo estruturado entre as comunidades”.

Termina defendendo a necessidade de se envolver “as autoridades tradicionais no processo de pacificação, pois desempenham um papel fundamental na mediação e promoção da convivência pacífica”.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version