África
Conflito no Leste da RDC leva Reino Unido suspender financiamento ao Ruanda
O Reino Unido decidiu na terça-feira, 25, suspender a sua assistência financeira directa ao governo de Ruanda até que sejam feitos progressos significativos no terreno das hostilidades no Leste da República Democrática do Congo.
Entre as decisões, Londres também pretende limitar suas actividades de promoção comercial com Ruanda, observando também, a cessação de sua participação de alto nível em eventos organizados pelo governo de Kigali.
O Ministério das Relações Exteriores, da Commonwealth e do Desenvolvimento fez o anúncio através de um comunicado, considerando como inaceitável que Kigali esteja tentando resolver seus problemas militarmente.
O Reino Unido defende uma solução política para o conflito entre a RDC e o Ruanda e incentiva ainda mais o Governo congolês a dialogar com o M23 de forma inclusiva.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico reuniu-se no passado fim-de-semana com o Presidente Tshisekedi, em Kinshasa, e com o Presidente Kagame, em Kigali, tendo recordado aos seus interlocutores a necessidade de uma cessação imediata das hostilidades.
O diplomata britânico descreveu as recentes ofensivas do M23 e das Forças de Defesa Ruandesas (RDF), incluindo a captura de Goma e Bukavu, como uma “violação inaceitável” da soberania e integridade territorial da RDC.