África
Conflito na RDC em risco de desencadear guerra regional, alerta ONU
O conflito com o M23 na República Democrática do Congo corre o risco de se transformar em uma guerra regional mais ampla, enquanto as tropas congolesas combatem um avanço rebelde perto da maior cidade do leste e dezenas de milhares de pessoas fogem, alertou o secretário-geral da ONU, António Guterres.
Os combates se intensificaram no leste da RDC, região rica em minerais, desde o início do ano, quando o grupo M23, liderado pelos tutsis, assumiu o controlo de uma parte maior do território.
A rebelde Aliança do Rio Congo (AFC), que inclui o M23, disse, na sexta-feira, que planeava tomar Goma, a capital provincial, bem como um lar de mais de um milhão de pessoas.
A RDC e a ONU acusam a vizinha Ruanda de alimentar a insurgência de três anos com suas próprias tropas e armas, enquanto o Ruanda nega isso.
“Esta ofensiva tem um custo devastador para a população civil e aumenta o risco de uma guerra regional mais ampla”, disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, na quinta-feira.
O Secretário-Geral “apela a todos os actores para que respeitem a soberania e a integridade territorial da República Democrática do Congo e ponham fim a todas as formas de apoio a grupos armados”, acrescentou Dujarric.
No presente ano, o número de pessoas deslocadas pelos conflitos dobrou para 400.000 desde a semana passada, informou a agência da ONU para refugiados, ACNUR, na sexta-feira, alertando que os hospitais estavam quase lotados com civis feridos.