Connect with us

Sociedade

Confirmado primeiro caso de varíola do macaco em Luanda

Published

on

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso positivo de mpox, também conhecida como varíola do macaco, em Luanda.

Num comunicado emitido esta sexta-feira, 15, o MINSA informa ter registado “um caso positivo de MPOX confirmado clínica, epidemiológica e laboratorialmente” na capital angolana.

Trata-se de uma cidadã, de 28 anos, de nacionalidade congolesa “e que a mesma juntamente com seus contactos próximos encontram-se isolados nas Instalações do Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias (CETEP)”, garante o MINSA.

Estão igualmente em curso, segundo o comunicado, as medidas de desinfeção de áreas contaminadas, identificação e rastreamento de contactos, bem como investigação epidemiológica aprofundada estão em curso para a protecção da população.

Dentre os sintomas, prossegue o MINSA, estão febre, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, linfoadenopatia (aumento dos gânglios linfáticos) e erupções cutâneas generalizadas (manchas, lesões ou bolhas na pele) ou lesões nas mucosas, sendo que o período de incubação da doença varia de 05 a 21 dias.

O contágio ocorre de pessoa a pessoas, por contacto próximo com secreções, por contacto com as lesões da pele de uma pessoa
infectada ou com objectos e superfícies contaminadas.

Como precaução, o “Ministério da Saúde recomenda à população que adopte e reforce as medidas de prevencão para reduzir o risco de transmissão desta doença”.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD