Politica
Confirmado: Joe Biden visita Angola em Dezembro
A Casa Branca confirmou esta quarta-feira, 16, que o presidente Joe Biden visitará Angola no início de Dezembro, após ter adiado a visita que faria ao país de 13 a 15 de Outubro, devido a passagem do furacão Milton no estado da Flórida.
“Na primeira semana de Dezembro, o presidente Biden também viajará separadamente para Luanda, Angola”, diz o texto da Casa Branca que adianta, igualmente, uma viagem de Joe Biden a Alemanha, de 17 a 18 de Outubro.
Na agenda em Luanda, segundo o documento, está o reconhecimento do “papel de Angola como um parceiro estratégico e líder regional”.
Com o seu homólogo João Lourenço, o presidente Biden vai discutir “o aumento da colaboração em segurança, saúde e parcerias económicas – incluindo a Parceria do G7 para Infraestrutura Global e apoio ao Investimento para o Corredor do Lobito”, que, segundo os norte-americanos, “atendem a ambos os povos”.
Há uam semana, durante a cerimónia de abertura da terceira sessão Extraordinária do Comité Central do MPLA, o Chefe de Estado angolano havia confirmado a visita do presidente dos EUA “em data a anunciar”
“Quando acontecer, a visita servirá para consolidar a trajectória de construção de uma parceria estratégica, que ampliará as relações de amizade e cooperação económica entre nossos países, Angola e os Estados Unidos da América. Vamos recebê-lo de mãos abertas, com a hospitalidade que caracteriza os angolanos”, disse.
João Lourenço continuou explicando que a “visita vai abrir maiores oportunidades de negócio para os investidores angolanos e americanos, constituir um ganho para a nossa economia, vai estimular o surgimento de parcerias, contribuir para o aumento da produção nacional e das exportações, promover o turismo, abrir portas para a entrada no mercado americano e facilitar a inserção da nossa economia na economia mundial”.
Avançou, igualmente, que à margem desta importante visita, vai se realizar em Luanda uma cimeira sobre o Corredor do Lobito, com a participação do Presidente Joe Biden, dos Chefes de Estado da RDC, da Zâmbia, da Tanzânia e de outras importantes personalidades.
Actualizada às 19:26