Connect with us

Politica

Confirmada presença de João Lourenço no funeral do presidente da Namíbia

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, confirmou presença no funeral do seu homólogo da Namíbia, Hage Geingob, que faleceu no passado dia 04 de Fevereiro.

A participação do Chefe de Estado angolano na cerimónia, prevista para acontecer nos próximos dias 24 e 25, foi ontem confirmada pela Embaixada de Angola na Namíbia, numa nota a qual o Correio da Kianda teve acesso.

Hage Geingob, 82 anos, morreu no início do mês, semanas depois de ter sido diagnosticado com cancro. O vice-presidente Nangolo Mbumba assumiu no mesmo dia o comando da Namíbia até as eleições presidenciais e parlamentares no final do ano, passando a ser o quarto presidente namibiano.

Nascido em 1941, Geingob estava no comando do país desde 2015, ano em que anunciou que havia sobrevivido ao cancro de próstata. Foi um político proeminente desde antes de a Namíbia conquistar a independência da África do Sul, governada pela minoria branca, em 1990.

Actualizada às 13:36

“Perdemos uma figura ímpar da história contemporânea do povo namibiano” – João Lourenço

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.

Colunistas